5 mins

Transferência de Ludmilla para o San Diego Wave é a segunda maior da história da liga dos EUA

A contratação da brasileira fica atrás apenas da transferência da atacante Jaedyn Shaw, por 1,25 milhão de dólares, cerca de 6,4 milhões de reais
15 de janeiro de 2026 em Esporte
Fontes: Jonathan Moscrop / Colaborador via Getty Images

No dia 13 de janeiro, a atacante da seleção brasileira Ludmilla assinou com o San Diego Wave. A transferência entra para a história como a segunda maior da National Women’s Soccer League (NWSL). A jogadora se despediu do Chicago Stars e assinou com o novo clube até 2028 pelo valor de um milhão de dólares, cerca de 5,3 milhões de reais.

A contratação da brasileira fica atrás apenas da transferência da atacante Jaedyn Shaw, do North Carolina Courage para o Gotham FC, realizada em setembro de 2024. O valor pago foi de 1,25 milhão de dólares, aproximadamente 6,4 milhões de reais.

Ludmilla é destaque na seleção brasileira e teve importante papel jogando pelo Chicago Stars. No período em que atuou pelo time estadounidense, marcou 13 gols em 31 jogos. Pela seleção, participou da Copa do Mundo de 2019 e vestiu a camisa verde e amarela nas Olimpíadas de 2020, em Tóquio, e de 2024, em Paris, de onde voltou ao Brasil com a medalha de prata.

Apesar do valor expressivo, o contrato de Ludmilla ainda evidencia as diferenças na valorização entre o futebol masculino e o feminino. Mesmo com o recorde atingido, a negociação escancara o longo caminho que ainda precisa ser trilhado em busca de maior igualdade entre homens e mulheres no futebol.

A título de comparação, a maior transferência da Major League Soccer (MLS), a liga estadounidense de futebol masculino, envolveu o jogador Heung-min Son. Em agosto de 2025, o sul-coreano deixou o Tottenham, clube do futebol inglês, para integrar o elenco do Los Angeles FC. O contrato prevê o pagamento de cerca de 20 milhões de libras, o equivalente a 146 milhões de reais, o que representa mais de 27 vezes o valor desembolsado pelo San Diego Wave pela jogadora brasileira.

Fontes: GE e O Globo.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!