5 mins

Os negócios que faturam com o calor

Tempo quente estimula uso de energia elétrica, faz ventiladores sumirem das prateleiras, aquece venda de bebidas e sorvetes
17 de novembro de 2023 em Nacional

Alguns setores da economia comemoram quando os termômetros sobem. Nestes dias em que a temperatura ultrapassa os 30 graus na maior parte do Brasil, há negócios que já começam a sentir o aumento das vendas.

Um deles é o elétrico, que comemora o aumento do consumo de energia em consequência do uso intenso do ar-condicionado. No dia 14 de novembro, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a demanda por energia chegou a 101,5 gigawatts (GW), a maior já registrada no Brasil.

O excesso de consumo obrigou o acionamento de mais usinas termelétricas desde o dia 13 e vai encarecer a conta de luz. A alta deve chegar a pelo menos 5% em relação ao valor pago no mesmo período do ano passado, segundo estimativa da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco).

Outro negócio turbinado com o calor foi a venda de ventiladores. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, está difícil encontrar circuladores de ar à venda nas grandes varejistas. A maior parte das lojas já está sem estoque. Segundo dados do Buscapé, as buscas por aparelhos como ar-condicionado, umidificador, climatizador e ventilador cresceram 109,4% em apenas uma semana no Brasil. 

As vendas de cerveja também estão tão em alta como os termômetros. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), os dias quentes devem elevar a venda de bebidas, especialmente de cerveja, em até 40%. Para os bares, isso significa um aumento de faturamento da ordem de 15%.

No mesmo embalo subiram as vendas de sorvete. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), haverá um incremento de 30% no volume de vendas. Somente a marca Sorvetes Rochinha, revelou ao site da Exame que nos 13 primeiros dias de novembro, o crescimento de vendas foi de 200% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Enquanto uns sofrem com o calor, outros comemoraram. 🙂

Fontes: R7, Folha de S.Paulo, BM&C News, CNN, Exame.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!