5 mins

São Paulo registra recordes de temperatura e demanda de energia

No dia 13 de novembro, o estado atingiu os 37,7°C, a maior marca do ano e a segunda mais alta desde 1943
14 de novembro de 2023 em Nacional
Foto: Getty Images

São Paulo registrou a maior temperatura de 2023 em 13 de novembro, quando os termômetros marcaram 37,7°C. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a marca é a segunda maior desde o início das medições, em 1943, atrás somente dos 37,8°C atingidos no dia 17 de outubro de 2014.

Você sabia?

Para o Inmet, a temperatura oficial da capital paulista é medida na estação convencional do Mirante de Santana, na zona norte. Diversos outros postos de medição espalhados pela cidade podem registrar temperaturas maiores ou menores, mas se considera esta a oficial pelo instituto.

A forte onda de calor impactou a demanda por energia elétrica, segundo dados divulgados pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Na mesma data, o estado bateu o recorde de consumo instantâneo de energia, ultrapassando os 100 mil megawatts pela primeira vez. A maior marca era, até então, de 97 mil megawatts, consumidos no dia 26 de setembro deste ano.

A onda de calor, que atinge as regiões Sudeste e Centro-Oeste é um reflexo do fenômeno El Niño, que favorece o bloqueio atmosférico e aumenta as temperaturas. O clima quente deve permanecer nos próximos dias. Em São Paulo, ao menos até o dia 18. Durante toda a semana, a previsão meteorológica do Inmet é de que as temperaturas ultrapassem os 35°C.

Com isso, o governo de São Paulo declarou um alerta de perigo potencial em razão da baixa umidade do ar, que deve variar de 20% a 30%.

Recomendações dos especialistas

– Use protetor solar;

– Beba no mínimo 2 litros de água por dia;

– Evite atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h;

– Mantenha animais de estimação longe da exposição solar e protegidos;

– Procure atendimento imediato em unidades de saúde em casos de insolação, dificuldade para respirar, alterações bruscas de pressão arterial e desidratação. Ou contate a Defesa Civil pelo número 199.

Fontes: CNN e Estadão.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!