O que esperar do 5G

A tecnologia, que já chegou a algumas capitais do Brasil, promete acesso à internet com (muito) mais velocidade e estabilidade, mas não agora
23 de agosto de 2022 em Edições Impressas, Nacional
5G - quinta geração da internet

Sabe todas as partidas do seu jogo preferido que você perdeu porque a conexão estava muito lenta ou caiu? Com o 5G funcionando com a capacidade total, essa situação não irá mais se repetir. A internet de quinta geração, que começou a entrar em operação em algumas capitais brasileiras, promete uma velocidade de acesso 20 vezes mais rápida do que a 4G. Na prática, isso significa que o tempo para baixar um arquivo de 25 GB, que no 4G chega a 35 minutos, cairá para 21 segundos se o download for feito por uma rede 5G com capacidade total.

Faixa de frequência maior

A velocidade mais rápida tem a ver com a faixa de frequência da tecnologia. Enquanto o 4G funciona em 2,5 GHz, o 5G opera em 3,5 GHz. Traduzindo: dados que antes trafegavam numa avenida estreita agora terão uma autoestrada à disposição.

Não é para já

Mas todas essas vantagens não são para agora. “O 5G é uma plataforma em construção não só no Brasil, como em todo o mundo. Seu funcionamento completo está previsto para os próximos cinco anos”, afirma Eduardo Tude, especialista em telecomunicações e responsável pelo site Teleco. Quando isso acontecer, será possível realizar promessas antigas, como as cirurgias a distância e o carro que anda sem motorista.

O que existe hoje

Se o 5G é coisa do futuro, o que está sendo anunciado agora? “O que estamos vendo é a implantação da primeira fase da tecnologia, que dará velocidade e estabilidade aos usuários”, diz Tude. E vale o alerta: para aproveitar essa inovação, será necessário ter em mãos um aparelho compatível e estar em uma localidade atendida pela tecnologia. Nos lugares onde a rede não estiver 100% implantada, os dados em 5G trafegarão em redes 4G, ou seja, numa faixa de frequência menor. Nesse caso, não espere velocidade. “Será o mesmo que estar com um carro veloz em uma estrada de terra esburacada”, afirma o especialista.

Tecnologia2G3G4G5G
% de moradores atendidos89,16%89,85%90,49%31,91%
Municípios com cobertura5.5635.5465.558588
Municípios sem cobertura21974.977
Operadoras presentes8888
Fonte: Anatel

Cobertura pelo Brasil

Mapa do 5G no Brasil

O 5G estreou em Brasília e já foi implantado em cidades como Porto Alegre, Belo Horizonte e São Paulo. Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o sinal chegará a todas as capitais até o fim deste ano e a 100% dos municípios com mais de 30 mil habitantes até 2029.

Mas o fato de o sinal ter chegado a esses lugares, não significa que todo o território estará coberto. Ainda será necessária a multiplicação do número de antenas para que a cobertura chegue a 100%. Eduardo Tude estima que levará cerca de dez anos para o 5G atingir o mesmo número de localidades que hoje são atendidas pelo 4G.

Segundo a Anatel, a maior cobertura hoje é do 4G, que chega a mais de 5.548 municípios, alcançando 90,49% da população. Porém isso não significa que toda a área dessas cidades disponha do sinal de celular. “A rede está bem disponível no centro das cidades, mas não chega à zona rural”, afirma Tude. Para diminuir essa desigualdade, no leilão de 5G foi exigido que as empresas vencedoras levassem o 4G para as localidades remotas.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!