6 mins

B3 retira Braskem de índice sustentável após afundamento de solo em Maceió

Companhia foi excluída do ISE, destinado a empresas que têm reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial. Confira a matéria e entenda o que é índice
7 de dezembro de 2023 em Nacional
Pichação contra a Braskem em área com risco de afundamento em Maceió

A partir do dia 8 de dezembro, a B3, Bolsa de Valores de São Paulo, excluirá as ações da Braskem de seu Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). A decisão tem a ver com os problemas com a mina de sal-gema da empresa em Maceió, capital de Alagoas.

A mineração realizada pela Braskem ao longo de anos prejudicou o subsolo e está fazendo parte da cidade afundar. Segundo boletim da Defesa Civil do município, divulgado na tarde de 7 de dezembro, o afundamento já atingiu 2,02 metros de profundidade. Ao menos 57 mil pessoas tiveram que deixar a casa em que moram.

Imóveis em área abandonada pelo risco de afundamento em Maceió. Foto: Gésio Passos/Agência Brasil

Em virtude do ocorrido, a B3 decidiu retirar a companhia do seu índice ISE, que é destinado a empresas que têm reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial, ou seja, com o cuidado com o meio ambiente, a sociedade e a transparência nos negócios.

Ao comunicar a decisão, a bolsa de valores brasileira também afirmou ter levado em consideração o impacto ESG da crise, a gestão da situação pela companhia, o impacto de imagem do que está acontecendo à empresa e a resposta da companhia à crise.

O que é um índice

Índice é uma maneira de a bolsa de valores criar um termômetro sobre o sobe e desce do mercado. Também serve para facilitar os investimentos.

A intenção de um índice é selecionar ações de acordo com uma classificação predefinida, para saber se as ações daquele setor do mercado vão bem ou mal. No caso do índice ISE, ele seleciona somente as empresas consideradas sustentáveis.

Há outros índices na bolsa. O mais conhecido é o Bovespa, que mede o desempenho do mercado brasileiro de ações. Ele é composto pelas companhias que têm as ações mais negociadas. É a partir dele que os jornais e sites de economia informam se a bolsa subiu ou caiu. Quando você lê uma manchete como “Ibovespa fecha em alta de 0,31%”, significa que, na média, as ações das empresas que formam o índice se desvalorizaram neste dia.

Fontes: G1, Valor Econômico e Nexo.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!