7 mins

Virada Cultural 2024 deve gerar 120 milhões de reais a São Paulo

O festival gratuito será nos dias 18 e 19 de maio, em várias regiões da cidade
17 de maio de 2024 em Nacional
Show no Vale do Anhangabaú durante Virada Cultural 2023. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Nos dias 18 e 19 de maio, será realizada a Virada Cultural 2024, o maior festival cultural gratuito da cidade de São Paulo. O evento, criado em 2005, é promovido pela Secretaria Municipal da Cultura e oferece 24 horas de programação, com shows, exposições, danças e espetáculos teatrais, entre outros.

Esta edição terá 22 palcos, espalhados por 12 arenas musicais localizadas em diversas regiões da cidade, como Vale do Anhangabaú, Brasilândia, Campo Limpo, Heliópolis, Itaquera e Butantã.

No palco, artistas brasileiros como Leo Santana, Claudia Leitte, Pabllo Vittar, Joelma, Kevin O Chris, Xamã, MC Hariel, Psirico, Leonardo, Roberta Miranda, Gloria Groove e muitos outros farão apresentações. O cachê dos artistas chega a 550 mil reais, segundo informações divulgadas no Diário Oficial da cidade de São Paulo.

Ao todo, a prefeitura investirá 59,8 milhões de reais para a realização da Virada, que deve ser acompanhada por cerca de 4 milhões de pessoas. A expectativa, segundo projeções da Secretaria Municipal da Cultura, é de que o retorno para a cidade seja ainda maior: 120 milhões de reais.

Além de todas as atrações culturais, esta edição é chamada de Virada da Solidariedade. Tendas de coleta estarão disponíveis nas 12 arenas de shows para que os participantes do evento doem alimentos não perecíveis, água e produtos de higiene e limpeza à população afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Operação especial no transporte público

As estações Anhangabaú (linha vermelha) e São Bento (linha azul) funcionarão 24 horas. As demais estações das linhas azul, verde, vermelha e lilás estarão abertas para desembarque durante toda a madrugada. A linha amarela terá embarque pela estação Vila Sônia e as demais oferecerão apenas o serviço de desembarque.

A partir da meia-noite de domingo (dia 19), todos poderão circular gratuitamente pela cidade de ônibus com o projeto Domingão Tarifa Zero, que permite que a população utilize o transporte de forma gratuita durante todos os domingos. Cerca de 12 mil linhas de ônibus funcionarão em toda a São Paulo durante o evento.

Festival Carbono Neutro

Em parceria com a Virada ODS, esta edição da Virada Cultural neutralizará todas as emissões de carbono geradas. O evento terá ainda uma parceria com a Secretaria Executiva de Limpeza Urbana, que terá pontos de entrega voluntária para coleta de recicláveis nas arenas e cuidará do encaminhamento dos materiais para cooperativas, garantindo a reciclagem.

Para conhecer a programação completa do evento acesse viradacultural.prefeitura.sp.gov.br/.

Fontes: Prefeitura de São Paulo, Exame e UOL.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!