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Toda a atenção e o dinheiro voltados à 57ª edição do Super Bowl

No dia 12 de fevereiro, é realizada a grande final do principal campeonato de futebol americano dos EUA
10 de fevereiro de 2023 em Internacional
Foto: Getty Images

O jogo da final do campeonato da principal liga de futebol americano profissional dos Estados Unidos, a NFL (National Football League), virou um evento mundial e a maior audiência da televisão norte-americana. Este ano, a disputa será entre Philadelphia Eagles x Kansas City Chiefs, no State Farm Stadium, no Arizona, EUA.

Os fãs de futebol americano aguardam ansiosamente essa data para assistir aos melhores do país disputando o título. Os tuiteiros e amantes de um bom espetáculo ficam ansiosos para ver o show do intervalo – que este ano marcará o retorno da cantora Rihanna, que está há cinco anos longe dos palcos. Para as empresas e investidores, é um momento de aparecer mundialmente com os anúncios e movimentar milhares de dólares.

A Uber, pelo terceiro ano consecutivo, preparou um comercial especial de 30 segundos para veicular durante o intervalo do jogo. O app de transporte investiu cerca de US$ 7 milhões – o equivalente a R$ 36 milhões, para apresentar no Super Bowl o Uber One, um programa de assinaturas que oferece pacotes de viagens e entregas aos norte-americanos.

Marcas como Budweiser, Booking.com, Doritos, General Motors, Heineken, Hellmann’s, Kia, M&Ms, Pepsi e Pringles também fizeram investimentos milionários e ajudaram a preencher o tempo de anunciantes do evento. A maioria deles já divulgou teasers do que apresentará no próximo domingo.

O Twitter não transmitirá nenhum comercial durante o intervalo, mas está otimista com os ganhos no dia do evento. A plataforma, que costuma receber muitos comentários sobre o jogo e as apresentações, cobrará cerca de US$ 700 mil para que as marcas promovam um trend topic (uma # nos assuntos mais comentados do Twitter). Em dias normais, o custo médio é de US$ 100 mil, segundo a Ad Age, analista de publicação.

Em 2022, o Super Bowl foi assistido por mais de 112,3 milhões de pessoas, segundo a Forbes. No mesmo ano, quebrou o recorde de faturamento com o minuto publicitário mais caro da história do evento: mais de 6 milhões de dólares (R$ 31 milhões) por 30 segundos. Ao que tudo indica, haverá um novo marco.  

Além das marcas, os sites de palpites preveem cerca de US$ 16 bilhões em apostas. Ao todo, o setor acredita que 50,2 milhões de norte-americanos apostarão um resultado sobre o jogo, seja de maneira informal (com amigos) ou oficialmente, em casa de apostas, movimentando US$ 16 bilhões, duas vezes mais que os US$ 7,6 bilhões apostados na edição anterior.

Para quem quiser acompanhar o evento, o jogo será exibido em 12 de fevereiro, às 20h30 (horário de Brasília), pelo canal ESPN, pelo streaming, Star+ e pela Rede TV.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

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