
No dia 6 de setembro começa a segunda edição do The Town, festival de música realizado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Serão cinco dias de shows — 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro — com atrações como Green Day, Travis Scott e Katy Perry. A expectativa é que o evento movimente mais de R$ 2,2 bilhões na economia da cidade e gere cerca de 25 mil empregos diretos e indiretos, segundo a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Ampro) e a Prefeitura de São Paulo.
O impacto esperado em 2025 supera o da primeira edição, em 2023, quando o festival movimentou aproximadamente R$ 1,7 bilhão, de acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Naquele ano, cerca de 23,4 mil postos de trabalho foram criados, envolvendo desde profissionais de montagem e segurança até serviços de alimentação e transporte.
Música que movimenta a cidade
Para a Prefeitura, festivais como o The Town, o Lollapalooza e o Primavera Sound já se consolidaram como importantes impulssionadores da economia paulistana. Além do público presente nos shows, o impacto também se espalha pelo turismo, já que muitos visitantes vêm de outras cidades e países e gastam com hospedagem, alimentação, transporte e lazer.
Em 2023, cerca de meio milhão de pessoas passaram pelo Autódromo durante os cinco dias de evento. Fazendo com que os hotéis de São Paulo registrassem uma ocupação 85% maior no mês de setembro daquele ano em comparação com períodos anteriores, segundo o criador do festival, Roberto Medina, responsável também pelo Rock in Rio.
Transporte público em rítmo de festival
Durante o The Town, o transporte público terá operação especial para facilitar a ida e a volta do público. Metrô e trens vão operar 24 horas por dia, com embarque em qualquer estação até a meia-noite e, após esse horário, saídas concentradas na Estação Autódromo, localizada ao lado do festival. Além disso, haverá trens expressos partindo de pontos estratégicos da cidade e linhas de ônibus exclusivas, oferecendo deslocamento acessível até o Autódromo de Interlagos.
Fontes: Bilboard Brasil, Exame, Metro SP e Times Brasil.