6 mins

Spotify vai endurecer regras para músicas feitas por inteligência artificial

A decisão é um passo no sentido de solucionar o problema das IAs na indústria da música
26 de setembro de 2025 em Internacional
Crédito de imagem: NurPhoto/colaborador

O Spotify anunciou, em 24 de setembro, que vai endurecer as regras para músicas geradas por inteligência artificial (IA). A plataforma vai começar a rotular esse tipo de conteúdo, criar filtros contra faixas consideradas spam (produzidas em massa apenas para gerar royalties, isto é, dinheiro) e impedir que vozes de artistas sejam recriadas sem autorização.

A decisão é um passo no sentido de solucionar o problema das IAs na indústria da música, afinal a tecnologia cria artificialmente composições e ritmos usando algoritmos, diferentemente dos humanos. Hoje, muitas produções totalmente artificiais ganham espaço nas plataformas sem transparência, muitas vezes ocupando o lugar de produções de artistas reais.

O que vai mudar

Segundo o Spotify, três pontos principais entram em vigor:

  • Créditos transparentes: músicas com vocais, instrumentos ou processos de mixagem feitos por IA terão essa informação exibida nos créditos.
  • Filtro de spam: a plataforma aplicará um filtro capaz de identificar e remover uploads de músicas feitos em massa ou duplicações e manipulação que usam engenharia de busca otimizada para conseguir mais cliques no aplicativo e, assim, mais royalties por reprodução.
  • Proteção contra clones de voz: a recriação ou utilização sem permissão da voz de artistas serão diretamente barradas e removidas do Spotify.

As mudanças já começaram a ser aplicadas nesta semana, mas ainda levará tempo para ser totalmente implantadas.

Impacto no Brasil

O anúncio também pode afetar produções que viralizaram no Brasil, como as músicas da “cantora” Tocanna, personagem fictícia criada com IA e inspirada em um tucano. A faixa “São Paulo”, paródia da música norte-americana “Empire State of Mind”, chegou a bombar no TikTok e até chamou a atenção de Jay-Z, autor da composição original, que pediu a remoção da produção da plataforma.

Embora o perfil de Tocanna siga disponível no Spotify, é provável que ela se enquadre nas novas regras da plataforma, já que, mesmo se tratando de paródias, a “artista” não deixa claro nos créditos o uso de IA. Até agora, no entanto, o serviço de streaming não confirmou se a política será aplicada nesse caso.

Fonte: Times Brasil.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!