6 mins

Sabe o que é a Superquarta para o mercado financeiro?

Este é o nome dado à data em que a divulgação da taxa de juros no Brasil e nos EUA coincide
3 de maio de 2023 em Mercado, Sem categoria

Se você já se deparou com alguma notícia em jornais ou sites falando da Superquarta e não entendeu do que se tratava, o TINO esclarece. Superquarta é o nome dado ao dia em que coincide a divulgação das taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos.

Aqui no Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), reúne-se a cada 45 dias para decidir o percentual da taxa Selic. O encontro começa na terça e termina na quarta, quando é divulgado se a decisão do grupo é manter, abaixar ou aumentar a taxa.

Já nos Estados Unidos, o encontro do Federal Open Market Committee (Fomc) é realizado a cada seis semanas e a divulgação também é feita às quartas-feiras. Quando a quarta de lá coincide com a quarta de cá, o mercado financeiro chama a data de Superquarta.

Foi o que aconteceu no dia 3 de maio. Os Estados Unidos anunciaram um novo aumento de 0,25 ponto percentual na taxa de juros, estabelecendo-a no intervalo de 5% a 5,25%. Esse é o maior nível dos juros norte-americanos em 16 anos.

Aqui no Brasil, o BC manteve a taxa de juros em 13,75% pela sexta vez consecutiva. A decisão já era esperada pelo mercado financeiro. Em comunicado, o Copom declarou: “Considerando a incerteza ao redor de seus cenários, o comitê segue vigilante, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período prolongado será capaz de assegurar a convergência da inflação”.

Por que isso é importante para o mercado financeiro

As decisões sobre os juros são relevantes porque estão profundamente atreladas a questões financeiras como:

Aquecimento da economia – Quanto maior a taxa de juros, mais caro fica para realizar empréstimos e financiamentos, o que inibe o investimento de empresas e o gasto dos consumidores.

Rendimento das aplicações financeiras – Como a taxa Selic é a taxa básica de juros no Brasil, ela serve de referência para os demais investimentos.

Apetite dos investidores pelo risco – Quando a taxa de juros básica está alta, o investidor acaba preferindo colocar seu dinheiro em modalidades de renda fixa, que costumam oferecer bons retornos, em detrimento de investimentos de renda variável, que são mais arriscados.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!