
Juntas, as cidades do Rio de Janeiro e Niterói se candidataram, em 1º de maio, para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. De acordo com as prefeituras, a previsão de investimento é de 3,8 bilhões de reais, sem contar os custos com obras e melhorias de infraestrutura, que deverão ser pagas pela iniciativa privada.
O dossiê da candidatura apresenta a Vila dos Atletas, uma construção de sete edifícios, de 18 andares, que pode acomodar 7.500 atletas e 2.800 técnicos. O espaço será erguido na antiga Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro, abandonada há 20 anos.
Além da vila, o documento inclui a construção da linha 3 do metrô, que ligará Rio de Janeiro a Niterói, a expansão das linhas do trem elétrico e a despoluição da Baía de Guanabara.
O anúncio oficial da sede será feito pela organizadora das competições, Panam Sports, no segundo semestre. As cidades brasileiras disputam com Assunção, capital do Paraguai. Segundo especialistas, o Brasil é favorito por ter sediado grandes eventos esportivos nos últimos 15 anos.
Fontes: Folha de S.Paulo e Globo Esporte.