15 mins

Retrospectiva TINO 2025: os temas financeiros explicados na nossa seção “Mercado”

De mudanças nas bandeiras tarifárias à crise no setor de criptomoedas, relembre as reportagens de finanças do TINO ao longo do ano
16 de dezembro de 2025 em Mercado

A partir de hoje, começamos uma série de reportagens para relembrar os temas que abordamos em nossas páginas este ano. Começamos pela seção “Mercado”, que sempre trata de temas referentes ao mundo das finanças.

Edição 23 – fevereiro de 2025

Na edição de fevereiro, falamos sobre os setores da economia — primário, secundário, terciário e quaternário — mostrando como cada um cumpre um papel específico e interdependente na cadeia produtiva. O primário diz respeito à extração de recursos naturais, agricultura e pecuária; o setor secundário está relacionado às indústrias, que transformam a matéria-prima em produtos industrializados; no setor terciário estão serviços como escolas, comércios em geral e salões de beleza. A reportagem também apresenta o setor quartenário, que está relacionado à tecnologia, inovação e pesquisa científica.

Edição 24 – março de 2025

Foto: Getty Images

Em março, explicamos o que é o golpe da puxada de tapete (do inglês, rug pull), que ganhou manchetes de sites de notícia em razão do escândalo financeiro envolvendo o presidente argentino, Javier Milei, que, após divulgar na rede X uma nova criptomoeda chamada $Libra, ajudou a impulsionar uma valorização meteórica do ativo, seguida de uma queda abrupta que gerou prejuízos bilionários para dezenas de milhares de investidores. O texto detalhou o funcionamento desse tipo de fraude no mercado de criptomoedas e alertou para os riscos a investidores.

Edição 25 – abril de 2025

Na seção “Mercado” de abril, explicamos o que são os Fundos Imobiliário (FIIs) e como eles permitem investir no mercado imobiliário de forma acessível, sem a necessidade de comprar ou administrar imóveis. O texto detalha como funcionam, os tipos de ativo que podem compor a carteira, as possibilidades de ganho — renda mensal e valorização das cotas — e os riscos envolvidos.

Edição 26 – maio de 2025

Estella Maris

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) foi o tema escolhido para a edição de maio. Explicamos por que o órgão é um dos principais pilares de segurança do sistema financeiro brasileiro. O texto detalha quais produtos são protegidos, os limites da garantia e o passo a passo para receber o dinheiro em caso de quebra de uma instituição, como acabou acontecendo, no fim do ano, com o Banco Master. Também contextualiza a importância do FGC para manter a confiança no sistema, evitar crises maiores e apoiar bancos em dificuldade, reunindo dados sobre sua atuação desde 2010.

Edição 27 – junho de 2025

Em junho, o Comitê de Política Monetária, do Banco Central do Brasil, elevou a taxa Selic para 14,75% ao ano — o maior patamar em quase duas décadas. Para explicar aos leitores o que essa decisão significava, detalhamos o que é a Selic e por que ela serve como principal instrumento de combate à inflação. Mostramos como juros mais altos encarecem o crédito, desestimulam o consumo, reduzem investimentos produtivos e afetam o crescimento econômico, o emprego e a renda. A matéria também abordou os efeitos colaterais dessa estratégia, como a desaceleração da atividade econômica.

Edição 28 – agosto de 2025

Foto: Getty Images

A matéria explica, didaticamente, como ler e interpretar gráficos de ações, mostrando que, apesar de parecer complexos à primeira vista, eles podem auxiliar investidores e curiosos a entender o comportamento dos papéis e tomar decisões mais conscientes. O texto detalha cada elemento do gráfico disponível no site da B3 — como preço, variação, ticker, tipos de ação, eixos de tempo e valor — usando a própria ação da bolsa como exemplo.

Edição 29 – setembro de 2025

Em setembro, foi a vez de falar sobre as bandeiras tarifárias, o sistema criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica que sinaliza aos consumidores o custo real da geração de energia no país. O texto detalha por que a cor da bandeira pode deixar a fatura mais cara ou mais barata, a relação entre chuvas, nível dos reservatórios e uso de fontes de energia mais caras, além do papel do Operador Nacional do Sistema Elétrico na coordenação do sistema. Traz também orientações práticas para economizar energia nos meses de bandeira amarela ou vermelha.

Edição 30 – outubro de 2025

O que são dividendos e como é possível ganhar dinheiro ao se tornar sócio de empresas por meio da compra de ações — este foi o tema da reportagem de outubro da seção “Mercado”. O texto detalha o que são dividendos e como funcionam na prática, esclarecendo que o pagamento depende de lucro, decisão da empresa e posse das ações no período correto. Falamos também dos riscos desse tipo de investimento e sobre a importância de acompanhar o desempenho das companhias, além de apresentar o Dividend Yield como principal indicador usado para avaliar se uma empresa é boa pagadora de dividendos, alertando para armadilhas de retornos aparentemente altos.

Edição 31 – novembro 2025

Crédito de imagem: Estella Maris

Em novembro, explicamos o que é o score de crédito e como essa pontuação, que vai de zero a mil, é usada por bancos e financeiras para avaliar quem tem mais chances de pagar dívidas em dia. O texto mostra que o score funciona como um “currículo financeiro” e explica como um bom score pode facilitar o acesso a crédito, garantir juros menores e melhores condições de pagamento.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!