Dando sequência à série de reportagens para relembrar os temas que abordamos em nossas páginas este ano, faremos aqui uma retrospectiva da seção “Entrevista”.
Edição 23 – fevereiro 2025

Em fevereiro, Christianne Bariquelli, formada em publicidade e propaganda e superintendente de projetos educacionais da B3, contou como começou o trabalho de popularização do mercado de ações há 20 anos. Na entrevista realizada por Gabriela R., de 14 anos, Christianne conta que primeiro foi necessário dar alguns passos para trás e promover, de maneira ampla, a educação financeira.
Edição 24 – março de 2025

Na edição de março, falamos sobre a situação do endividamento das famílias no Brasil. Para isso, Maria Gabriela S., de 16 anos, entrevistou Danilo Ferraz, fundador do Instituto Futuro Para Todos, ele criou uma Organização Não Governamental (ONG) para ajudar pessoas da periferia a transformar sua relação com o dinheiro e tornar a educação financeira acessível a todos.
Edição 25 – abril de 2025

No TINO de abril, a consultora de projetos de educação financeira Teresa Tayra conversou com Nuno P. Ela trabalha desenvolvendo projetos voltados a escolas e empresas, além de preparar alunos para as olimpíadas do Tesouro Direto. Teresa, que também é autora do livro Mãe, Como Se Ganha Dinheiro?, diz que acredita que “Falar de dinheiro no nosso cotidiano faz com que fique mais fácil de entender”.
Edição 26 – maio de 2025

Na edição de maio, Clara P. O., de 16 anos entrevistou Matteo Gavazzi, romano e apaixonado pela arquitetura brasileira que chegou no Brasil em 2010. Gavazzi criou a Refúgios Urbanos, imobiliária que criou um modelo de vender casas e apartamentos unindo valorização do patrimônio arquitetônico com a busca por qualidade de vida e, além disso, tornou-se documentarista urbano com os projetos Prédios de São Paulo e Casas de São Paulo, que trazem fotos e histórias de construções icônicas da cidade.
Edição 27 – junho de 2025

Em junho, Felipe Baldi criador da Tangram, plataforma de educação financeira gamificada que leva para escolas de todo o Brasil foi entrevistado por Maria H. O., de 16 anos, aluna do 2º ano do ensino médio do Colégio Progresso, de Campinas. Na matéria ele conta mais obre o projeto e como começou sua relação com finanças crescendo em uma casa onde dinheiro era sinônimo de preocupação.
Edição 28 – agosto de 2025

O destaque de agosto foi para o entrevistado Cristiano Verardo, Diretor da Vexty, empresa de previdência privada, e autor do livro Previdência É Coisa de Família – que foi produzido e divulgado com o apoio da UniAbrapp. Ele trabalha, há mais de uma década, ajudando as pessoas a se preparar para o futuro, para o momento da aposentadoria. Nesta entrevista dada ao estudante João A., de 18 anos, ele explica por que é fundamental começar a pensar no futuro financeiro desde jovem e explica o que é ter uma “atitude previdente”.
Edição 29 – setembro de 2025

Nessa entrevista da edição de setembro do TINO, Débora Fortes é Chief Marketing Officer (CMO) da Pismo, empresa de tecnologia bancária, compartilha sua trajetória, os desafios de ser mulher em setores dominados por homens e lições de educação financeira para os jovens que estão começando a vida profissional. Quem conversou com a CMO foi Maria Eduarda P., de 15 anos, aluna da PEI Josué Benedicto Mendes, de Osasco.
Edição 30 – outubro de 2025

No mês de outubro, foi a vez de falar sobre bioeconomia com advogado e executivo Marcelo Behar, de 48 anos, que é o enviado especial do Brasil sobre o tema na COP30, a Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas realizada em Belém (PA). Nesta entrevista, ele falou com os jovens repórteres Rodrigo G., 14 anos, e Carolina G., 10 anos, e explicou o que é bioeconomia, quais são seus desafios e por que esse assunto é central para o futuro do planeta.
Edição 31 – novembro de 2025

Em novembro, o entrevistado foi Gabriel Almeida, 19 anos, que estuda em Princeton, uma das universidades mais respeitadas dos Estados Unidos (EUA), com bolsa integral. Filho de baianos, cresceu no Grajaú, estudou em escola pública até conhecer o Instituto Social Para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart), que ofereceu a Gabriel uma bolsa de estudos para o Colégio Bandeirantes. Nesta entrevista dada à aluna Yasmin, de 15 anos, ele contou sobre a aprovação, os desafios de morar sozinho em outro país, além de dar dicas para quem sonha em estudar no exterior.


