Renda fixa ou variável?

Conhecer essas opções de investimento e entender os riscos e as vantagens que cada uma oferece é fundamental para quem deseja aplicar seu dinheiro
9 de abril de 2024 em Edições Impressas, Mercado
Foto: Getty Images

Uma das primeiras decisões que um investidor precisa tomar é escolher a modalidade da aplicação: renda fixa ou variável. Saber a diferença entre ambas é uma informação fundamental para lidar com o dinheiro levando em conta a tolerância do investidor ao risco.

Embora as duas modalidades possam proporcionar oportunidades de crescimento financeiro, as características e os riscos são distintos. Enquanto a renda fixa oferece segurança e previsibilidade, a variável pode proporcionar retornos mais elevados, mas está sujeita a maiores flutuações de mercado. “Não existe melhor ou pior. Tudo vai depender do perfil do investidor”, diz José Carlos de Souza Filho, professor da FIA Business School.

Uma estratégia financeira bem-sucedida muitas vezes envolve uma combinação equilibrada de ambos os tipos de investimento, adaptada às necessidades individuais de cada pessoa. O conhecimento é essencial para fazer a melhor escolha.

Renda Fixa

Riscos

O investimento de renda fixa é mais seguro, portanto é o mais indicado para quem tem perfil conservador. Boa parte das aplicações de renda fixa é protegida pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), órgão que atesta a segurança das instituições financeiras. Se houver uma crise e o banco falir, o FGC devolve até 250 mil reais para cada poupador.

Mas isso não significa que não haja nenhum risco. Como toda aplicação financeira, a renda fixa está sujeita ao risco de mercado. Em caso de uma turbulência financeira que desestabilize muito a economia, essa modalidade de aplicação pode ser penalizada.

Confira ao lado os investimentos de renda fixa mais conhecidos.

Renda variável

Riscos

Os riscos em investimentos de renda variável são consideravelmente maiores do que nos de renda fixa.

A rentabilidade pode ser comprometida por situações como crises econômicas e políticas ou prejuízos de empresas. Se os riscos estão bem mais presentes, qual seria a vantagem da renda variável? “Com uma boa gestão da carteira de ativos, os ganhos podem ser significativamente maiores”, afirma o professor da FIA Business School.

Conheça os investimentos de renda variável mais conhecidos a seguir.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!