
Os estúdios parecem ter encontrado uma fórmula segura para atrair o público de volta às salas de cinema: reviver sucessos. Seja em formato de remake, live action ou adaptação de franquias já estabelecidas, a tendência vem se consolidando como uma das principais responsáveis por alavancar os números de bilheteria em 2025.
Prova disso é que três dos cinco maiores sucessos do primeiro semestre do ano seguem exatamente esse perfil. Lilo & Stitch, em versão live action, já arrecadou 957 milhões de dólares (cerca de 5,2 bilhões de reais) mundialmente. A adaptação de Minecraft para os cinemas aparece logo atrás, com 954 milhões de dólares (5,2 bilhões de reais). E o remake de Como Treinar o Seu Dragão soma mais 450 milhões (2,5 bilhões de reais). Juntos, os três já movimentaram em torno de 2,4 bilhões de dólares (13 bilhões de reais) apenas nos seis primeiros meses do ano.
Os números são especialmente significativos para um setor que ainda busca se recuperar dos impactos da pandemia de covid-19. Antes de 2020, era comum que pelo menos cinco filmes ultrapassassem a marca do bilhão por ano — com destaque para 2019, que teve nove títulos nesse patamar. Desde então, a média caiu para dois por ano. Mas 2025 promete quebrar essa tendência: as previsões indicam que ao menos cinco filmes devem alcançar a marca de um bilhão de dólares (5,5 bilhões de reais) até dezembro.
Mais do que um retorno à normalidade pré-pandêmica, o desempenho das bilheteiras este ano reforça um padrão: os estúdios têm preferido investir em histórias conhecidas — apostando na nostalgia ou base de fãs já consolidada — em vez de explorar projetos originais e diretores mais autorais, propostas que, portanto, representam maior risco comercial.
Ao que tudo indica, o público tem respondido bem a essa tendência, quando se observam os números. Resta saber por quanto tempo esse modelo se sustenta.
Fontes: Omelete, UOL, Notícias da TV e CNN.