6 mins

Quem é o gamer brasileiro

A maior parte dos jogadores, cerca de 25,5%, tem entre 20 e 24 anos. Em segundo lugar aparecem os jogadores de 16 a 19 anos, que são 17,7% do total.
20 de setembro de 2022 em Nacional, Sem categoria
Competição de eSports

Você costuma jogar on-line? Se sua resposta é sim, você está entre os 74,5% dos brasileiros que afirmam ter o hábito de acessar jogos digitais frequentemente. A informação faz parte da Pesquisa Game Brasil 2022, realizada pelo Sioux Group e Go Gamers, em parceria com a Blend New Research e a ESPM, e consegue traçar um perfil dos brasileiros que gostam de jogos digitais.

As mulheres são a maioria, 51%, quando se considera o gênero de todos os gamers. Também representam a maior parte dos jogadores que preferem smartphones, representando 60,4% dos usuários. Já homens levam a vantagem entre os consoles, sendo 63,9% dos adeptos. No mundo dos computadores, eles superam as mulheres, com 58,9% dos jogadores.

A maior parte dos jogadores, cerca de 25,5%, tem entre 20 e 24 anos. Em segundo lugar aparecem os gamers de 16 a 19 anos, que são 17,7% do total. Em seguida vêm aqueles que tem entre 25 e 29 anos (13,6%).

A plataforma preferida para jogar é o smartphone, com 48,3% da preferência, seguido pelo console de videogame, com 20%, e pelo desktop, com 15,5%. Também aparecem na lista o notebook (7,8%), a smart TV (3,2%), o videogame portátil (2,6%) e o tablet (2%).

O smartphone também é o número 1 entre as plataformas no quesito frequência. Entre os entrevistados, 33,2% afirmam que jogam em dispositivos móveis, seja smartphone ou tablet, todos os dias. Outros 15,3% relatam que usam o computador para jogar diariamente. Já nos consoles, apenas 11,8% dos gamers responderam que jogam todos os dias.

Onde eles jogam? A esmagadora maioria, 95,4% dos entrevistados, joga em casa. Mas têm aqueles que caem na jogatina na casa de outra pessoa (27,1%), no trânsito (14,4%), no trabalho (13,6%) e até na escola (6,7%).

A pesquisa sondou até o perfil de investidor desse público e detectou que a maioria ainda investe somente na poupança (36,3%), e um quarto afirma não fazer qualquer tipo de investimento.

Para se informar sobre o mundo dos games, as plataformas preferidas pelos jogadores são YouTube, Twitch e TikTok.

A pesquisa também trouxe algumas curiosidades sobre esse público:
79,1% tem costume de acessar a Netflix.
73,7% diz que sua diversão perfeita é ficar em casa.
68,7% tem de um a três animais de estimação.
62,5% tem costume de acessar o Spotify.
55,2% consome pizza frequentemente.
30,5% vai à academia quatro ou mais vezes por mês.

Outras informações estão disponíveis no site pesquisagamebrasil.com.br.

Você se reconhece nesse perfil? Conta para a gente aqui nos comentários. 🙂

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!