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Por que algumas empresas divulgam seus resultados

25 de outubro de 2022 em Mercado

A cada trimestre, os sites de notícias e as páginas de jornais ficam repletas de informações sobre o lucro ou prejuízo das empresas. Em 25 de outubro, por exemplo, grandes companhias de tecnologia anunciaram os resultados do terceiro trimestre do ano, que vai de julho a setembro. A Alphabet, corporação que inclui o Google, teve lucro de US$ 13 bilhões. Já a Microsoft lucrou US$ 17,5 bilhões no período.

Essa divulgação é uma obrigação das empresas de capital aberto, ou seja, das companhias que têm ações vendidas na bolsa de valores. Isso porque há regras de transparência, impostas pelo mercado financeiro, para garantir que todos os acionistas tenham as informações sobre a organização, tanto o majoritário, que tem um grande pacote de ações, até o pequeno acionista. Eles precisam saber como seu dinheiro está sendo investido e o retorno que terão sobre esse investimento. Por lei, as empresas precisam divulgar seus resultados a cada três meses. Sendo assim, quatro vezes por ano é feita essa prestação de contas.

Qual o significado dos termos dos balanços?

Quando a companhia tem lucro, significa que conseguiu ganhar dinheiro, que os gastos foram menores do que os valores recebidos com a venda de produtos e serviços. O prejuízo é o contrário, significa que a empresa gastou mais do que recebeu.

Lendo as notícias sobre os balanços, há sempre palavras relacionadas às finanças. Saber o que elas significam é importante para conseguir interpretar os dados e entender se a organização vai bem ou mal. Confira a seguir alguns desses termos e suas definições.

Lucro líquido – é o valor que a empresa atinge depois de pagar todas as despesas, como salários e aluguel.

Receita – é o total de dinheiro que a companhia consegue obter com a venda de seus produtos os serviços, sem descontar as despesas. Também pode ser chamado de faturamento.

Prejuízo – é o contrário de lucro. É quando as despesas da empresa são maiores do que os ganhos.

Ano fiscal – Algumas companhias, especialmente as estrangeiras, têm um calendário diferente. O ano começa no segundo ou terceiro trimestre, nos meses de abril ou julho. Nestes casos, o calendário é chamado de ano fiscal.

Margem de lucro – é a porcentagem do preço do produto que corresponde ao lucro. Por exemplo, se uma empresa gasta R$ 500 para fazer um smartphone e vende o aparelho por R$ 800, a margem de lucro é de R$ 300.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

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