8 mins

Pisa: 7 em cada 10 estudantes brasileiros não aprendem o mínimo esperado em matemática

Avaliação internacional da OCDE coloca o país em 65º lugar entre 81 nações
5 de dezembro de 2023 em Nacional
crianças em sala de aula estudando sob orientação de uma educação midiatica

Foram divulgados, no dia 5 de dezembro, os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), exame que analisa a aprendizagem de estudantes na faixa dos 15 anos, em todo o mundo.

Segundo o relatório, houve uma queda “sem precedentes” do desempenho dos países na avaliação geral. Foi o resultado mais baixo já registrado pelo estudo, como mostra o gráfico abaixo.

Confira no gráfico como, desde 2012, o desempenho dos estudantes vem caindo em todas as disciplinas

As escolas fechadas pela pandemia da covid-19 ajuda a justificar a queda. Mas, segundo o relatório, os resultados de 2018 já mostravam essa tendência.

O resultado do Brasil não foi bom. Entre os estudantes do país, 73% não atingiram o patamar mínimo, ou seja, mostraram não ter aprendido o mínimo esperado para sua idade em matemática.

Considerando os 81 participantes, o Brasil ficou na 65ª posição em matemática, em 52º em leitura e na 62ª posição em ciências, ou seja, a nação está entre as 20 piores do mundo em matemática e ciências, e entre as 30 piores em leitura.

Comparando os resultados do Brasil com a avaliação anterior, realizada em 2018, o desempenho foi considerado estável.

AnoMATEMÁTICA
Brasil
MATEMÁTICA
Média dos
países da OCDE
LEITURA
Brasil
LEITURA
Média dos países da OCDE
CIÊNCIAS
Brasil
CIÊNCIAS
Média dos países da OCDE
2022379480410482403490
2018384495413492404493
Fonte: OCDE.

Os melhores da avaliação

O país que obteve a nota mais alta foi Cingapura, seguida por Macau, Taipei, Hong Kong, Japão, Coreia do Sul, Estônia, Suíça, Canadá e Holanda.

O que é o Pisa

O Pisa é uma avaliação sobre o ensino feita pela Organização Para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ela é realizada a cada três anos, em 79 países. A prova mais recente foi aplicada em 2022, e são dela os resultados divulgados em dezembro de 2023.

O exame é feito com uma prova aplicada a alunos na faixa dos 15 anos. Em cada país é selecionada uma amostragem que represente uma parcela significativa da população.

O Brasil participou de todas as edições do programa, realizado desde 2000. No ano passado, foram selecionadas 606 escolas, de 420 cidades de todos os estados e do Distrito Federal. No total, mais de 14 mil alunos fizeram a prova entre os meses de abril e maio.

Como é realizada a prova

O Pisa é feito em computadores e tem duração de duas horas. As questões envolvem leitura, matemática e ciências, sendo que, a cada edição, uma dessas competências é definida como prioritária (e terá mais questões na prova). Em 2022, a ênfase foi dada à matemática e ao tema “pensamento criativo”.

O objetivo do exame não é avaliar se os jovens dominam o conteúdo, e sim entender se eles conseguem aplicar esse conhecimento na vida real, em diferentes ambientes e contextos sociais, inclusive fora da escola.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!