Pela primeira vez, atletismo olímpico receberá prêmio

Os atletas que conquistarem ouro em Paris ganharão 50 mil dólares
7 de maio de 2024 em Edições Impressas, Internacional
Foto: Getty Images

Pela primeira vez, os atletas que faturarem a medalha de ouro nas provas de atletismo da Olimpíada de Paris — que será realizada entre os dias 26 de julho e 11 de agosto — receberão um reconhecimento financeiro da World Athletics, a federação internacional de atletismo.

A entidade distribuirá aos vencedores 2,4 milhões de dólares (12,3 milhões de reais), aproximadamente 50 mil dólares (256,5 mil reais) a cada medalhista de ouro das 48 provas de atletismo disputadas. No caso de provas coletivas, os atletas vencedores dividirão o valor.

A decisão rompe uma prática tradicional das federações, de não gratificar os vencedores, recomendada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que acredita que a participação nos Jogos Olímpicos já seja o grande prêmio.

De acordo com a World Athletics, a expectativa é de que na Olimpíada de 2028, em Los Angeles, todos os medalhistas das provas de atletismo recebam uma recompensa financeira.

Diferentemente de outras federações, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) já concede uma bonificação aos maiores atletas do país.

Em Paris, o COB premiará financeiramente todos os medalhistas brasileiros, independentemente da modalidade esportiva.

Fontes: World Athletics e COB.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!