6 mins

Pane na Cloudflare causa instabilidade no X, ChatGPT e até no jogo League of Legends

A instabilidade afetou redes sociais, como o antigo Twitter, o ChatGPT, serviços como Amazon e Spotify e até mesmo jogos on-line, como Legue of Legends e Valorant.
18 de novembro de 2025 em Internacional
LVIV, UKRAINE – NOVEMBER 18: The Cloudflare logo appears on a smartphone screen and on the background on computer screen Internal server error in this photo illustration on November 18, 2025 in Lviv, Ukraine. Today Cloudflare is experiencing global outage in services. (Photo by Mykola Tys/Global Images Ukraine via Getty Images)

Uma pane no Cloudflare deixou mais de 500 serviços instáveis ao redor do mundo nesta terça-feira (18/11), afetando plataformas como a rede social X, o ChatGPT e até jogos como League of Legends e Valorant. Muitos sites começaram a relatar instabilidade logo após as 8:30 da manhã.

A empresa informou que o problema já foi solucionado e que a instabilidade ocorreu em razão de “um pico de tráfego incomum em um dos serviços da Cloudflare”. Essa sobrecarga causou erros no tráfego de sites que passam por sua rede.

O que faz a Cloudflare

A Cloudflare é uma empresa norte-americana especializada em infraestrutura de internet.
Sua função é atuar como uma ponte entre usuários e sites: quando alguém digita um endereço no navegador, esse tráfego passa por um “centro de distribuição” da empresa. Sua solução facilita e acelera o carregamento das páginas, reduz riscos de sobrecarga e aumenta a segurança.

Como a empresa funciona como um intermediário entre milhões de sites e seus visitantes, quando sua infraestrutura tem qualquer tipo de falha, o acesso aos sites é interrompido. Para o usuário, o site aparece como fora do ar, mesmo que o servidor original esteja funcionando normalmente.

Consequências para o mercado

A instabilidade afetou redes sociais, como o X (antigo Twitter), o ChatGPT, serviços como Amazon e Spotify e até mesmo jogos on-line, como Legue of Legends e Valorant.

A Cloudflare responde por cerca de 20% de todo o tráfego da internet, o que ajuda a dimensionar o impacto global da pane. Nos Estados Unidos, mais de 15 mil queixas sobre a queda do X foram registradas e até o Downdetector, que monitora reclamações de instabilidade, também apresentou falhas por causa do problema.

Um estudo do Ponemon Institute estima que interrupções em infraestruturas críticas como essa geram prejuízos médios de 9 mil dólares (cerca de 48 mil reais) por minuto para grandes corporações.

No mês passado uma interrupção impactou a Amazon Web Services, deixando mais de 1 mil sites e aplicativos fora do ar. Interrupções como esta tem feito as empresas adotarem estratégias de multi-cloud, ou seja, utilizarem serviços de diferentes empresas simultaneamente para aumentar a estabilidade das operações.

Segundo o Gartner, consultoria especializada em TI, 90% das grandes e médias empresas terão uma estratégia formal de multi-cloud até 2027.

Fontes: Exame, CloudFlarte, Folha de S.Paulo e NCS Total.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!