Foto: Kabir Jhangiani/NurPhoto via Getty Images Uma falha de grandes proporções nos servidores da Amazon Web Services (AWS) deixou milhares de sites e aplicativos fora do ar na madrugada de 20 de outubro. O problema teve início por volta das 4h (horário de Brasília) e atingiu data centers (instalações que armazenam os dados digitais de empresas) em Virgínia, nos Estados Unidos.
A falha interrompeu o funcionamento de plataformas populares, como Fortnite, Duolingo e Roblox, e até de produtos da própria Amazon, como a assistente de voz Alexa, que ficou muda.
A empresa afirmou que o problema aconteceu em sistemas de gerenciamento de dados e rede e que a maioria dos serviços foi restabelecida ainda pela manhã. Até o momento, não há indícios de ataque cibernético, e a Amazon deve divulgar um relatório técnico (chamado post mortem) com detalhes da falha nos próximos dias.
Especialistas ouvidos pelo jornal britânico The Guardian afirmam que o episódio reforça o perigo de a internet global estar excessivamente concentrada em poucos provedores de nuvem, como Amazon, Microsoft e Google.
A AWS é responsável por mais de 30% do mercado mundial de computação em nuvem, segundo a consultoria Synergy Research. Seus data centers sustentam desde pequenas startups até órgãos governamentais e corporações multinacionais.


