Todas as segundas-feiras, o Banco Central (BC) brasileiro divulga o “Boletim Focus”, com uma previsão de cem instituições financeiras sobre dados econômicos para o fim do ano corrente e os próximos.
No boletim divulgado em 5 de janeiro, os dados recebidos pelo BC mostram as expectativas sobre inflação, juros, dólar e PIB. Confira o que o mercado financeiro prevê para o fim de 2026.
Inflação
A expectativa é de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação, feche o ano a 4,06%, o que significa que novamente a alta dos preços ultrapassará a meta estipulada pelo BC.
Juros
A Taxa Selic, o juro básico da economia brasileira, deverá fechar o ano em 12,25%, nas previsões do mercado financeiro, o que significa uma queda de 2,75 pontos percentuais em relação à taxa de hoje.
PIB
O Produto Interno Bruto, que mostra o crescimento da economia, deve fechar 2026 com um aumento de 1,80% na expectativa do mercado financeiro. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país.
Dólar
A moeda norte-americana, que vem caindo bastante nos últimos meses, deve fechar o ano valendo 5,50 reais, o que significa um valor um pouco abaixo do cotado hoje, de 5,6 reais.
Atualização semanal
Esses dados vão sendo atualizados ao longo do ano. O “Boletim Focus” é semanal e divulgado no site do BC toda segunda-feira.


