O Pix não está sozinho

Uma volta pelo mundo revela diversos sistemas de pagamento instantâneo semelhantes ao que temos aqui no Brasil. Confira alguns deles
2 de setembro de 2025 em Edições Impressas, Nacional
Pagamento com Pix. Foto: Getty Images

O Pix é apenas uma das tecnologias disponíveis para fazer transferências de dinheiro rápidas, seguras e sem cartões. Diversos países implantaram sistemas com características similares: uso de contas digitais, identificação por número de telefone ou documentos, QR codes e transações sem necessidade de cartão físico. Essas soluções oferecem praticidade e, principalmente, promovem inclusão financeira, embora também enfrentem desafios como segurança, custos e limites de alcance.

Confira a seguir alguns dos modelos de pagamento instantâneo disponíveis mundo afora.

Bizum (Espanha)🇪🇸

É um sistema criado por bancos espanhóis que permite enviar e receber dinheiro em segundos usando apenas o número do celular. Desde 2025, envia dinheiro a Portugal, Itália e Andorra. 

CoDi (México)🇲🇽

Desenvolvido pelo Banco do México, o CoDi permite pagamentos instantâneos via QR code e NFC. É diretamente vinculado à conta bancária do usuário. As transações aparecem na conta do comerciante em questão de segundos, sem taxas para usuários ou empresas.

FedNow (Estados Unidos)🇺🇸

É a infraestrutura de pagamentos instantâneos do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, lançada em julho de 2023. Permite que bancos e cooperativas ofereçam transações em tempo real, 24 horas por dia, entre contas bancárias. Embora veloz, seu uso entre instituições ainda é limitado, uma vez que a adesão dos bancos não é obrigatória.

Faster Payments (Reino Unido)🇬🇧

É o sistema britânico de pagamentos instantâneos, criado em 2008 para possibilitar transferências bancárias em segundos, disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana. Operado pela Pay.UK, ele conecta bancos e fintechs a uma estrutura que processa bilhões de transações por ano, com limite de até um milhão de libras esterlinas (cerca de 7 milhões de reais) por operação. Hoje, é o meio padrão de envio de dinheiro no Reino Unido. Considerado um marco na modernização dos pagamentos, o sistema passa por discussões para ser atualizado.

M-Pesa (Quênia e outros países africanos)🇰🇪

Lançado em 2007, pela Vodafone/Safaricom, o M‑Pesa opera como uma carteira digital vinculada ao número de celular. Usuários depositam dinheiro em agentes autorizados, transferem via SMS, pagam contas e sacam em agentes locais. Amplamente acessível, inclusive a quem não tem conta bancária, é elogiado pela inclusão financeira, mas criticado pelos altos custos de retirada nas camadas mais pobres.

PayPay (Japão)🇯🇵

Criado em 2018, por uma parceria entre SoftBank e Yahoo Japan, o PayPay é o principal app de pagamento móvel no Japão, com mais de 60 milhões de usuários e bilhões de transações anuais. Funciona com QR code e código de barras, integrado tanto em lojas físicas como no e-commerce

PromptPay (Tailândia)🇹🇭

Operando desde 2016, o PromptPay é uma infraestrutura de pagamento interbancário que permite transferências instantâneas usando número de celular ou ID nacional, além de QR code. Faz parte do plano nacional de pagamento eletrônico da Tailândia, com milhões de usuários e integração crescente a plataformas internacionais.

UPI – Unified Payments Interface (Índia)🇮🇳

O UPI, criado pelo NPCI, em 2016, conecta diferentes bancos por meio de uma interface única: basta um UPI ID ou QR code para transferir dinheiro instantaneamente 24 horas por dia, sete dias por semana. É amplamente adotado, processando bilhões de transações por mês, com mais de 500 milhões de usuários ativos. Recentemente, o UPI foi expandido para funcionar também em dispositivos conectados (TVs, carros, geladeiras) como parte da versão 3.0.

Glossário

Fintech: empresa de tecnologia aplicada a serviços financeiros.

NFC: tecnologia sem fio que permite a troca de dados entre dispositivos eletrônicos quando estão próximos um do outro, a uma distância de poucos centímetros.

Fontes: Reuters, Banco da Tailândia, Federal Reserve e sites das empresas de pagamentos.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!