O maior evento de mercado financeiro do mundo

O que aconteceu na Expert XP, encontro que reuniu 25 mil profissionais em São Paulo
5 de setembro de 2023 em Edições Impressas, Nacional

Sonhos, inovação, geopolítica, esporte e tendências econômicas foram alguns dos temas que guiaram a Expert XP 2023, o maior festival de investimentos do mundo.

Durante os dias 1º e 2 setembro, nomes como Fernando Haddad, ministro da Fazenda, Nathalia Arcuri, fundadora do Me Poupe!, Boris Johnson, ex-primeiro-ministro britânico, e Casimiro Miguel, cofundador da CazéTV, estiveram reunidos em São Paulo para mais uma edição do encontro anual organizado pela XP Investimentos desde 2011.

Com formato híbrido, o evento deste ano reuniu 25 mil visitantes presenciais. Foram 72 horas de conteúdo, distribuído por nove palcos, mais de 160 palestrantes e 150 patrocinadores.

O TINO esteve lá e separou alguns destaques:

A abertura da Nasdaq diretamente do Brasil

Pela primeira vez na história, a bolsa de valores norte-americana Nasdaq abriu o pregão em um país da América Latina. Com transmissão ao vivo, o sino tocou na Expert, no primeiro dia do evento.

O negócio do esporte

O esporte apareceu como um dos protagonistas entre os novos investimentos. Eduardo Tega, fundador da Sportheca, e Lisandro Lopez, CMO da XP, destacaram o grande aumento de sportechs no mundo e no Brasil. Casimiro Miguel contou sua experiência com o negócio esportivo.

Durante o evento, a XP é a nova patrocinadora da NFL, liga de futebol americano que soma mais de 38 milhões de torcedores no Brasil. Com o investimento, a empresa passa a ser a primeira do país a patrocinar a liga.

Educação financeira, o caminho para a liberdade

“Falar de educação financeira é o primeiro passo para falar de liberdade”, essa foi a frase que guiou o papo entre Nathalia Arcuri, Nina Silvia, CEO do Movimento Black Money, e Gabriela Torquato, head do Instituto XP (que apoia o TINO Econômico). Para elas, a informação é uma ferramenta de compreensão e mudança pessoal, coletiva e de mercado.

IA: o negócio do momento

O economista Ricardo Amorim, a advogada Gabriela Prioli e a chefe de economia da Rico, Rachel Sá, abordaram os avanços da inteligência artificial, a proteção de dados e toda a evolução tecnológica que ainda está por vir.

“A tecnologia nos exponencializa, mas seu efeito oposto merece atenção. A tecnologia é um meio, e não um fim. Precisamos saber usá-la, testem todas as ferramentas de IA, conheçam”, explica Amorim.

De olho no mundo lá fora

Gabriel Galípolo, diretor de política monetária do Banco Central do Brasil (BC), levou grande parte do público do primeiro dia da Expert XP para a plenária na expectativa de ouvi-lo falar sobre a relação do BC e a estabilidade econômica brasileira.

“Hoje a preocupação é com o cenário internacional, tudo o que acontece faz muita diferença no Brasil, e o nosso objetivo maior é colocar a inflação dentro da meta”, afirmou o diretor.

…Por falar em internacional

Boris Johnson, ex-primeiro-ministro britânico, Steve Wozniak, cofundador da Apple, e Tom Brady, jogador de futebol americano sete vezes campeão do Super Bowl, desembarcaram no Brasil a convite da XP para levar suas experiências ao evento.

Boris Johson arrancou risadas com o seu humor durante o painel “Estamos entrando em uma nova ordem mundial?”. O político destacou que, assim como faz com a China, o Brasil e a Reino Unido deveriam ser grandes parceiros de negócios, já que além dos benefícios comerciais para ambos, existe a vantagem de estarem mais próximos geograficamente.

O papo com o cofundador da Apple teve como destaque o avanço da inteligência artificial. Para ele é necessário que a IA seja regulada antes que se desenvolva ainda mais.

Brady fechou a edição com um papo sobre sua trajetória além do campo. Em tom inspirador, o atleta destacou a importância da automotivação e da disciplina para seguir mesmo com desafios.

A economia brasileira

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, participou do painel “A visão do Ministério da Fazenda para o futuro do Brasil”. Durante a conversa, ele comentou sobre a busca pelo equilíbrio das contas públicas, a relação entre o BC e seu ministério e destacou o arcabouço fiscal. “Ninguém tem dúvida sobre se vai acontecer, e sim a respeito de quando”, finaliza.

Papos paralelos

Além dos painéis da grande plenária, diversos papos entre especialistas aconteceram em espaços do evento.

No estande do Instituto XP, o tema central foi educação financeira. Personalidades como Evandro Mello, fundador da Multiplicando Sonhos, Wendy Carraro, professora e pesquisador, Murilo Duarte, também conhecido como “favelado investidor”, e Eduardo Feldberg (Primo Pobre) foram alguns dos nomes que passaram por lá e promoveram debates interessantes sobre o assunto.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!