10 mins

O impacto do Ano Novo Chinês na economia

Para 2026, as autoridades chinesas esperam até 9,5 bilhões de deslocamentos por via terrestre e aérea ao longo dos 40 dias que antecedem e seguem o feriado
18 de fevereiro de 2026 em Internacional
Foto: Getty Images

O Ano Novo Chinês, celebrado em 2026 no dia 17 de fevereiro, é a data mais importante do calendário cultural da China e um fenômeno com impacto econômico global. Muito além de tradições e festas, o período impulsiona gastos, viagens, consumo digital e estratégias de grandes empresas, impactando cadeias produtivas de mercados mundiais.

+ Leia também: Erro de produção cria cavalo triste e vendas explodem

Diferentemente do calendário gregoriano, utilizado no Ocidente (inclusive no Brasil), a China é guiada pelo calendário lunar, que faz a contagem baseado nas fases da Lua. Para eles, este o ano que se inicia corresponde ao ano 4274 e se estenderá até 6 de fevereiro de 2027. O sistema zodiacal chinês articula dois eixos simbólicos: um conjunto de 12 animais e os cinco elementos (madeira, fogo, terra, metal e água). A combinação entre eles forma um ciclo completo que se renova a cada 60 anos.

Ano do Cavalo de Fogo

Este é o ano do Cavalo de Fogo. O Cavalo simboliza dinamismo, autonomia e espírito competitivo. Já o elemento Fogo é tradicionalmente ligado à percepção aguçada e à clareza de propósito. Embora esses significados tenham natureza cultural e espiritual, há quem sustente que esse imaginário coletivo acaba influenciando o ambiente econômico.

O período, conhecido como Chunyun (temporada de viagens do Festival da Primavera), é considerado a maior migração humana anual do mundo, porque é quando trabalhadores retornam às suas cidades de origem para celebrar a data com a família.

Para 2026, as autoridades chinesas esperam até 9,5 bilhões de deslocamentos por via terrestre e aérea ao longo dos 40 dias que antecedem e seguem o feriado. Isso supera os 9 bilhões de viagens registradas em 2025. Esse deslocamento tem impacto econômico direto em setores como transporte, hotelaria, alimentação e serviços.

Consumo e gastos das famílias

Durante as semanas de comemoração, o gasto das famílias costuma subir de forma expressiva. Segundo o blog do Alibaba, até 30% da renda discricionária anual, ou seja, o dinheiro que não está comprometido com as despesas essenciais, deve ser direcionada a compras relacionadas ao festival. Isso inclui presentes para familiares, roupas novas, alimentos especiais, decoração e viagens.

Muito parecida com o nosso período de Natal e Ano Novo, essa dinâmica torna as semanas pré e pós-feriado um dos momentos de maior atividade de consumo do ano e para atrair a atenção dos compradores, as empresas investem alto. Segundo a agência Reuters, o Alibaba, um dos principais sites de compra chinês, anunciou um investimento de 3 bilhões de yuan (aproximadamente 2,26 bilhões de reais) para campanhas de marketing e incentivos durante o feriado, parte de uma corrida com concorrentes como Tencent e outras empresas de tecnologia para atrair usuários.

A principal arma dessas empresas é a digitalização de uma tradição chinesa, de presentear amigos e parentes com um envelope vermelho com uma quantia em dinheiro dentro. Os marketplaces criaram versões virtuais desses envelopes para que os chineses possam enviar as quantias por meio das plataformas, segundo o site Rest of world.

Impacto internacional

Devido ao feriado, as bolsas de valores na China e de Hong Kong costumam ficar fechadas por vários dias durante o feriado, o que reduz a liquidez afetando o comportamento de mercados globais.
Mundialmente, o feriado chinês é acompanhado de perto especialmente por grandes importadores de commodities (como soja, minério de ferro e petróleo), que têm a China como um dos seus maiores mercados.

Qualquer sinal de aumento ou queda no consumo doméstico chinês durante esse intervalo costuma ser interpretado como um indicador de confiança econômica e perspectiva de crescimento do PIB.

Fontes: The Guardian, Times, Reuters, Rest of World, Alibaba.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!