
A Nvidia se tornou a primeira empresa listada em bolsa a ultrapassar o valor de 4 trilhões de dólares em valor de mercado, cerca de 22 trilhões de reais. O número impressiona e é maior que o PIB de muitos países, como Reino Unido (3,3 trilhões de dólares, ou 18,1 trilhões de reais), Índia (3,5 trilhões de dólares, ou 19,2 trilhões de reais), França (3 trilhões de dólares, ou 16,7 trilhões de reais) e Brasil (2,1 trilhões de dólares, ou 11,5 trilhões de reais).
Esse número representa quanto a empresa vale na visão dos investidores, ou seja, quanto custaria comprar todas as ações disponíveis no mercado. Quanto maior a confiança no crescimento da organização, maior tende a ser o preço das ações e, portanto, seu valor de mercado.
A valorização recorde da Nvidia está diretamente ligada à explosão da inteligência artificial (IA). A companhia é líder global na fabricação de chips de altíssimo desempenho, usados para treinar modelos de IA como ChatGPT e Gemini, desenvolver robôs, carros autônomos e até acelerar pesquisas científicas.
Aprenda como esse valor é calculado
O valor de mercado de uma empresa é calculado de modo simples:
Valor de mercado = preço da ação × número total de ações em circulação.
No caso da Nvidia, as ações chegaram a ser negociadas a 164,42 dólares (em torno de 905 reais) cada, no dia 9 de julho, e a empresa tinha mais de 24 bilhões de ações em circulação. Multiplicando esses dois valores, o mercado chegou ao total de 4 trilhões de dólares (cerca de 22 trilhões de reais).
A expectativa do mercado é de que esse valor continue subindo em razão da participação crescente da IA em diversos setores cotidianos.
Fontes: G1 e Valor Econômico.