No balanço do economês

Um guia para entender os termos que aparecem nas notícias sobre o resultado financeiro das empresas
5 de setembro de 2023 em Edições Impressas, Mercado
Foto: Getty Images

Vira e mexe, você vê nos jornais e sites de economia manchetes falando de lucros e prejuízos de empresas. Elas podem estar recheadas de termos que nem sempre conseguimos entender, porque não fazem parte do nosso dia a dia. O TINO vai dar uma ajudinha, explicando as expressões mais comuns utilizadas em notícias sobre balanços de empresas. Confira!

Temporada de balanços

As companhias de capital aberto, que vendem ações na bolsa de valores, são obrigadas a divulgar seus resultados (quanto gastou, ganhou, investiu, pagou de impostos etc.) a cada três meses.

PETR4

Este é o código da ação, também chamado de ticker. Cada ação tem um código específico, sempre com quatro letras e um número. O número diz respeito ao tipo de ação, que pode ser 3 (ordinária) ou 4 (preferencial).

Baixa anual

Aqui, o termo “baixa anual” significa que o lucro da organização ficou 47% abaixo do valor registrado no mesmo período do ano anterior (segundo trimestre de 2022).

Lucro líquido

É quanto a empresa ganhou efetivamente. É o que sobra no caixa no fim do período.

Potencial de geração de caixa

É uma maneira de o mercado financeiro expressar que uma empresa tem chance de crescer e gerar lucro, levando mais dinheiro para o próprio caixa.

Ebitda

Sigla para earnings before interest, taxes, depreciation and amortization. É o lucro antes de os juros, os impostos e a depreciação (desvalorização dos bens pelo passar do tempo) serem descontados. É um importante indicador do potencial de crescimento de uma companhia, pois considera apenas sua atividade principal.

Após balanço

É comum o mercado reagir ao anúncio de um balanço comprando ou vendendo ações daquela empresa. Os balanços costumam ser divulgados antes do início ou depois do encerramento do pregão da bolsa.

AMZO34

O número 34, que vem depois da identificação do nome, indica que a ação é emitida por uma empresa de outro país, e negociada também na bolsa brasileira.

Reverte

O mercado financeiro costuma usar este termo quando uma organização consegue recuperar os resultados e sair de um patamar de perda para ganho.

Prejuízo

É quando os gastos da empresa superam os ganhos.

Receita

Quanto a companhia ganhou com as vendas, sem contabilizar os gastos. Também pode ser chamada de faturamento.

Wall Street

É o nome da rua onde fica a Nyse, a bolsa de valores de Nova York. É habitual os veículos de comunicação usarem este termo ao se referir a ela.

After hours

Significa depois do horário de expediente. Diz respeito à negociação fora do horário do pregão da bolsa. Como os balanços são divulgados quando o pregão está fechado, as movimentações dos investidores podem acontecer nesse período.

Recua

Este verbo é usado para mostrar que houve desvalorização no preço da ação.

Termos ajustados

É o mesmo que lucro ajustado: é o lucro líquido descontadas as reservas de dinheiro que as empresas costumam fazer para cobrir possíveis imprevistos futuros.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!