
No dia 5 de setembro, a segunda partida oficial da NFL, a liga de futebol americano mais famosa do mundo, acontece no Brasil. O duelo entre Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs acontece na Neo Química Arena, em São Paulo, e deve reunir mais de 47 mil torcedores.
Esse jogo não mexe apenas com os fãs, mas também com a economia. Antes mesmo da bola oval voar, o evento já movimentou mais de 330 milhões de reias em São Paulo. Como comparação, em 2024, quando a NFL realizou sua primeira partida em solo brasileiro, o impacto econômico ficou atrás apenas da Fórmula 1, realizada todos os anos em Interlagos.
Hoje, os milhões trazidos para a cidade, hotéis, bares e restaurantes confirmam o potencial que esportes globais tem de movimenar, e muito, a economia da cidade.
Brasil: um novo gigante para a NFL
O Brasil já é considerado um dos maiores mercados da NFL fora dos Estados Unidos, atrás apenas do México. Dados do Ibope Repucom mostram que 35% da população brasileira se declara fã de futebol americano, cerca de 41 milhões de pessoas, o que significa um crescimento de 310% em relação a 2014.
O salto é enorme: há dez anos, apenas 10 milhões de brasileiros se interessavam pelo esporte. E essa curva ascendente está longe de parar. O primeiro jogo da temporada de 2024 na Neo Química Arena já tinha sido um marco: foi a primeira vez que a NFL trouxe uma partida oficial para o Brasil, como parte da estratégia de internacionalização da liga. Agora, é a segunda vez que a liga vem e já se fala em aumentar o número de partidas realizadas por temporada no país.
Público feminino e o “efeito Taylor”
A expansão da NFL não se limita a números de espectadores, mas também o perfil deles também mudou. Cada vez mais, o público é jovem e diverso.
Em 2021, apenas 16% da audiência da NFL era formada por mulheres, segundo a ESPN, emissora que transmite os jogos. Já na temporada de 2024, essa fatia chegou a 40%, com destaque para o público de 18 a 24 anos, que cresceu incríveis 144% em três anos.
“A NFL segue em trajetória de crescimento no Brasil, e o público feminino tem sido protagonista neste movimento”, afirma a ESPN.
Um dos motores desse crescimento é chamado de “Efeito Taylor”. Desde o relacionamento, até o atual noivado, entre Taylor Swift e Travis Kelce, astro do Kansas City Chiefs, o assunto virou combustível para atrair novas torcedoras. O fenômeno, tem ajudado a transformar a NFL em um assunto que cruza música, cultura pop e esporte.
Como assistir
Quem quiser acompanhar esse jogo poderá assistir à transmissão nos canais ESPN e Globo.