
A Amazon pagará para usar conteúdo do jornal norte-americano The New York Times (NYT) a fim de treinar sua inteligência artificial (IA). A estimativa é de que empresa de tecnologia pague de 20 a 25 milhões de dólares (em torno de 110 a 140 milhões de reais) por ano, o equivalente a cerca de 1% da receita total da publicação em 2024.
O contrato foi assinado em maio, mas a informação só foi divulgada em 31 de julho, pelo Wall Street Journal. É a primeira vez que o NYT faz um acordo como esse.
O que poderá ser usado?
O contrato permite o uso de trechos de reportagens, receitas e conteúdos de esportes e pode se estender para produtos como a Alexa, assistente virtual da Amazon.
IA x grupos de mídia
Com o avanço das IAs, empresas de mídia têm demonstrado preocupação com a forma como seus conteúdos têm sido utilizados para treinar IAs generativas. Por isso, acordos como esse, entre big techs e grandes jornais, marcam uma nova era na relação das IAs com produtores de conteúdo, segundo o também norte-americano Wall Street Journal.
A CEO do NYT, Meredith Kopit Levien, afirmou em comunicado aos funcionários que a anúncio está alinhado com os princípios da empresa jornalística, pois o “jornalismo de qualidade tem valor e deve ser remunerado”.
O NYT já entrou na Justiça contra duas outras empresas de tecnologia: a OpenAI, criadora do ChatGPT, e a Microsoft, dona do Copilot. A acusação é de “violação massiva de direitos autorais”, ou seja, de que as companhias teriam usado as reportagens do jornal sem autorização para treinar seus modelos de IA.
Entretanto, o NYT não é pioneiro no acordo. Outras parcerias semelhantes ocorreram com alguns jornais dos Estados Unidos. A empresa News Corp, proprietária do Wall Street Journal e do New York Post, tem contratos de licenciamento com a OpenAI e o Finacial Times, com a Microsoft.
Fontes: Wall Street Journal, O Globo, Folha de S.Paulo e Poder360.