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Madonna movimenta economia fluminense com show gratuito

A expectativa é de que 1,5 milhão de pessoas assistam à apresentação nas areias de Copacabana e movimentem 300 milhões de reais no fim de semana
3 de maio de 2024 em Nacional
Madonna em passagem de som para sua apresentação no Rio de Janeiro. Foto: Getty Images.

Após 12 anos de seu último show no Brasil, Madonna retorna aos país em uma apresentação gratuita na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para encerrar a série de shows The Celebration Tour, que comemora os 40 anos de carreira da cantora.

Segundo o governo do Rio de Janeiro, o custo total da apresentação é de quase 60 milhões de reais, incluindo o cachê de 17 milhões de reais cobrado pela rainha do pop e os gastos com estrutura, segurança, banheiros químicos e outros itens essenciais para um evento de grande porte.

A Prefeitura do Rio de Janeiro patrocinou o evento com 10 milhões de reais e o restante foi pago pelo patrocinador máster do show, o banco Itaú.  

A expectativa é de que o retorno financeiro para a cidade seja igualmente impressionante. Considerando a chegada de milhares de turistas e o consumo, a hospedagem e o transporte no fim de semana, espera-se que 300 milhões de reais sejam movimentados na economia do Rio nos próximos dias.  

Todos os caminhos levam para o Rio de Janeiro

O único show da turnê no país fez com que brasileiros de diversas regiões desembarcassem na cidade do Rio de Janeiro.

A procura por passagens de ônibus para este fim de semana aumentou 900%. As companhias estão apostando em centenas de viagens extras para atender a demanda.

Já os aeroportos planejam 870 voos entre os dias 1º e 7 de maio, com mais de 103 mil assentos oferecidos. O valor da ponte aérea São Paulo-Rio de Janeiro é cinco vezes maior do que fora de temporada. Hoje, as passagens são encontradas por no mínimo 1.500 reais.

Hospedagens – quase – esgotadas

O tradicional Copacabana Palace não possui suítes disponíveis desde antes do anúncio oficial do show, em março de 2024. Somente a Madonna e sua equipe ocupam 90 quartos do hotel.

Em Copacabana, segundo prévia do HotéisRIO, 83% das hospedagens estão indisponíveis. Diárias que antes eram encontradas de 400 a 700 reais, neste fim de semana chegam a 1.600 reais.

Sem muitas opções perto do local da apresentação, os turistas buscam lugares mais distantes, como o centro da cidade. A ocupação dos hotéis da região já está próxima aos 70%.

O show em números
 
– 100 metros de passarela ligam o Copacabana Palace ao palco;
– Palco com 812 m2;
– 18 torres de som distribuídas ao longo da praia;
– 18 telões posicionados nas areias de Copacabana;
– 270 toneladas de equipamentos;
– 3.200 agentes da Polícia Militar;
– 65 torres para policiais;
– e 1.518 garis para fazer a limpeza do local.

Para quem não estiver nas areias de Copacabana, o show será transmitido pelas emissoras Globo, Multishow e Globoplay. A previsão é de que Madonna suba ao palco às 21h45 do dia 4 de maio, para uma apresentação de duas horas.

Fontes: Veja, CNN e Valor Econômico.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

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