
Com mais de 71,5 milhões de usuários ativos por dia, em 2024, o Roblox estabeleceu um mercado milionário. A plataforma, que permite a criação de mundos e jogos do zero, liberou recentemente a transferência de propriedades entre usuários. Desde então, desenvolvedores jovens têm negociado jogos inventados por eles por verdadeiras fortunas.
Um exemplo: a empresa Do Big Studios, responsável por diversos games dentro da plataforma, comprou por 3 milhões de dólares (em torno de 17 milhões de reais) um jogo que mistura futebol com anime. O game foi criado, em apenas três meses, por um jovem desenvolvedor que preferiu não se identificar. Lançado em 2024, o jogo chegou a faturar 5 milhões de dólares (28 milhões de reais) por mês em compras feitas dentro do Roblox.
Ele não é o único. Segundo a própria plataforma, os dez maiores desenvolvedores arrecadaram, em média, 36 milhões de dólares (200 milhões de reais) cada entre março de 2024 e o mesmo mês de 2025. E até 2028, o CEO da Roblox, Dave Baszucki, prevê que um desenvolvedor poderá valer um bilhão de dólares (5,6 bilhões de reais), em função da capacidade de criar games atrativos e rentáveis.
O Roblox, que surgiu há cerca de 20 anos, ganhou fama no YouTube por meio de vídeos com gameplays publicados por criadores de conteúdo. Desde a atualização de dezembro, o mercado interno explodiu, deixando inúmeros jovens milionários. De acordo com uma pesquisa do consultor David Taylor, especializado na indústria de games, sete dos 15 jogos mais lucrativos do Roblox no último ano foram comprados dos criadores.
Fontes: O Globo e Baguete Diário.