7 mins

Inverno congelante nos EUA gera problemas para donos de carros elétricos

Temperatura pode chegar a -56ºC em algumas regiões
19 de janeiro de 2024 em Internacional
Bufallo, Nova York – 18 de janeiro. Foto: John Normile/Getty Images

Os habitantes dos Estados Unidos vivem um inverno severo no país desde dezembro de 2023. Ainda que as temperaturas negativas não sejam novidade, o frio cada vez mais congelante está surpreendendo moradores e autoridades — e gerando problemas.

No dia 14 de janeiro, o serviço meteorológico dos EUA emitiu um alerta para dias de frio intenso, considerado potencialmente perigoso. Ao longo da semana, a previsão se confirmou, com os termômetros marcando -30ºC em algumas cidades.

As consequências das temperaturas congelantes viralizaram nas redes sociais. Em Kansas, um vídeo gravado dentro de um estádio de futebol mostra uma garrafa de água sendo congelada ao entrar em contato com a temperatura externa, que é menor do que a da geladeira.  

Já em Buffalo, a arquibancada do estádio de futebol americano Highmark foi tomada pela neve. O jogo entre Buffalo Bills e Pittsburgh Steelers precisou ser adiado para que cinco escavadores tentassem eliminar o gelo.

Sem recarregar as baterias

Os donos de veículos elétricos enfrentam mais um problema, além dos citados acima. Com as baixas temperaturas, esses carros consomem mais energia para se locomover e aquecer a cabine interna, diminuindo a autonomia da condução e o tempo de duração da bateria.

Além disso, com as baixas temperaturas os veículos não suportam carregamentos rápidos, o que, consequentemente, impacta os postos de carregamento. Motoristas relataram que alguns carros eram totalmente carregados em até uma hora, agora, em consequência do frio intenso, a duração da recarga chega a cinco horas.

Com as baterias acabando mais rápido e o carregamento lento, muitos dos condutores tiveram que escolher entre enfrentar horas de filas para conseguir carregar o carro ou deixá-lo parado sem bateria nos últimos dias.

Especialistas apontam que este é um problema de resolução simples. Países como a Noruega, que também enfrenta frio intenso, implantaram algumas soluções como técnicas de preaquecimento do veículo e postos de carregamento próprios.

A previsão é de que as temperaturas congelantes permaneçam, no mínimo, até o dia 21 de janeiro.

Fontes: Folha de S.Paulo, Reuters e O Globo.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!