3 mins

Inflação fecha 2023 em 4,62%

O resultado ficou dentro da meta estabelecida pelo Banco Central, o que significa que a autoridade monetária conseguiu freiar o aumento de preços
11 de janeiro de 2024 em Nacional
InflaçãoInflação

O IPCA, índice oficial de inflação do país medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fechou 2023 em 4,62%. O resultado ficou dentro da meta perseguida pelo Banco Central (BC), que era de 3,25%, com margem de tolerância de 1,5 ponto para mais ou para menos.

+ Entenda como o IBGE faz a medição do IPCA

Há dois anos o país não conseguia encerrar o ano com a inflação dentro da meta. O controle da inflação é a principal missão do Banco Central. Para conseguir manter os preços sob controle, a entidade usa, entre outras ferramentas, a taxa Selic, que é a taxa básica de juros do Brasil.

Quanto maior os juros, menor a atividade econômica, o que tene a reduzir os preços.

O juro ajuda no controle da inflação

O que pressionou os preços para cima ao longo do ano foram os Transportes, Saúde e Cuidados Pessoais e Habitação. Alimentação e Bebidas tiveram alta de 1,03% em 2023.

Por que controlar a inflação?

O controle da inflação é importante para garantir o poder de compra da população. Quando os preços aumentam muito, o valor necessário para cobrir as despesas básicas fica maior, o que prejudica a saúde financeira principalmente as famílias com renda menor.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!