60 mins

Glossário

8 de novembro de 2022 em Glossário

After Hours − Significa depois do horário de expediente. Diz respeito à negociação fora do horário do pregão da bolsa.

Amortização financeira − É o pagamento antecipado de parcelas de uma dívida, fazendo com que diminua o tempo de quitação e, consequentemente, os juros totais a serem pagos pelo crédito emprestado.

Aquisição hostil − Ocorre quando uma companhia adquire outra sem que o conselho administrativo ou os diretores da empresa comprada concordem com a aquisição. 

Arcabouço fiscal − Um dos significados de “arcabouço”, no dicionário, é esqueleto. Isto é, a estrutura óssea que sustenta o corpo. Assim, arcabouço fiscal diz respeito às regras que vão sustentar a política econômica do país.

Ativos financeiros – títulos ou contratos negociados no mercado financeiro e de capitais.

Baixa anual − Significa que o lucro da organização ficou abaixo do valor registrado no mesmo período do ano anterior.

Balança Comercial − A balança comercial é um medidor econômico de um país. Ela registra e calcula a diferença entre o valor da venda de produtos e serviços para o restante do mundo e a compra de produtos e serviços de outras nações por determinado país.

Blockchain − é uma rede que nasceu com o bitcoin. Nela, todos os dados ficam distribuídos por todos os usuários. Qualquer mudança (códigos, transações financeiras etc.) feita a partir de uma máquina é replicada nas demais.

Bolsa Família maior programa de transferência de renda do Brasil, criado pelo governo federal, com o objetivo de garantir renda para famílias vulneráveis.

Caça-níquel a aposta recebe esse nome porque nos cassinos funcionam com o uso de moedas, que antigamente eram feitas de níquel.

Cartão de crédito − Modalidade de crédito mais fácil, rápida e cara do mercado. Após uma consulta breve sobre o perfil do cliente, o banco aprova um limite para que o cartão seja usado nas compras à vista ou a prazo, que devem ser pagas na fatura mensal.

Cartão de débito − Possui a mesma finalidade do dinheiro: pagar contas e compras em tempo real. A operação de débito é realizada no momento em que se insere ou aproxima o cartão na máquina do estabelecimento e digita a senha, imediatamente esta quantia sai da conta bancária.

Cashback − Uma espécie de programa de fidelidade em que o cliente efetua uma compra e recebe um valor de volta.

CDB − Sigla de Certificado de Depósito Bancário. Este é um tipo de investimento de renda fixa (com rendimento estabelecido no ato da aplicação). Os bancos emitem um título com o juro já determinado e o oferecem aos clientes.

Censo − Também chamado de recenseamento demográfico, é uma contagem do número de habitantes de determinado lugar. Ele é realizado a partir de visitas de profissionais especializados aos domicílios do país.

CET de financiamento de crédito − O custo efetivo total (CET) demonstra quanto o banco cobra por financiar sua dívida de cartão de crédito, incluindo juros, impostos e outros tributos.

Cheque especial − Limite de crédito oferecido pelos bancos, que pode ser usado quando não houver saldo na conta-corrente. Sua taxa de juro é alta e varia entre os bancos.

Classificação de rating − Uma espécie de nota dada à economia dos países. Ela avalia a capacidade de uma nação de honrar seus compromissos financeiros e atua como guia para investidores e outros países entenderem a economia da região.

Copom − O Comitê de Política Monetária é um grupo do Banco Central do Brasil. Ele é formado por chefes de departamento que têm a responsabilidade de definir a taxa básica de juros do país levando em conta a inflação, as contas públicas, a atividade econômica e o cenário externo.

Crédito estudantil − Empréstimo concedido por bancos para estudantes que comprovam não ter condições de arcar com os custos de uma graduação ou pós-graduação.

Criptomoeda − Moeda digital com atuação similar ao dinheiro para transações virtuais.

Déficit orçamentário − Acontece quando as despesas do país superam as receitas, deixando as contas com saldo negativo. Ou seja, quando o valor gasto pelo governo é maior do que o valor recebido por meio de impostos.

Deflação − É o oposto da inflação, ou seja, é a diminuição generalizada dos preços. Normalmente, essa queda acontece porque as pessoas estão comprando menos ou a oferta de produtos está maior do que a intenção de compra dos consumidores.

Desalentados − Brasileiros que deixaram de procurar uma vaga porque acreditam que não vão encontrar.

Desenrola − Programa desenvolvido pelo governo para renegociar dívidas, principalmente de famílias com menor poder aquisitivo.

Desocupados − Indivíduos que não estão trabalhando, mas estão em busca de um emprego.

Despesas fixas − São aquelas recorrentes, que surgem todo mês, sem exceção, e que não sofrem grande variação de valor.

Despesas variáveis − As variáveis são o oposto das fixas, ou seja, mudam todo mês, tanto no que se refere ao valor como à participação mensal.

Dividendo parcela dos lucros de uma empresa distribuída aos acionistas.

DOC − Documento de Ordem de Crédito, método de transferência de valores entre bancos. A movimentação cai na conta do beneficiário no próximo dia útil após a solicitação.

EBITDA − Indicador de resultados de uma empresa de capital aberto. Ele analisa a capacidade de produção e geração de recursos com a atividade principal da organização.

Economia verde − Os três pilares da economia verde são: baixa emissão de carbono, eficiência no uso de recursos e inclusão social, segundo o Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (Pnuma). O modelo é baseado na geração de emprego e produção de renda, sem prejudicar o meio ambiente e as futuras gerações.

Elisão fiscal Uma maneira de pagar menos imposto a partir de brechas na lei que permitem manobras contábeis. A prática é mais utilizada por grandes empresas.

Emigração − Saída de um cidadão ou grupo nativo da própria nação para residir em outra.

Empresa estatal − Companhia que pertence ao governo e é controlada total ou parcialmente por esferas públicas.

Empréstimo consignado − Modalidade de crédito em que o banco empresta o dinheiro e o valor é descontado todo mês diretamente da folha de pagamento do cliente.

Empréstimo pessoal − Empréstimo entre banco e cliente. Para conceder o crédito, o banco faz uma análise do perfil do cliente. O valor e a taxa de juro oferecidos são definidos a partir dessa avaliação.

Empréstimo por garantia − Empréstimo solicitado ao banco em que, em troca, o cliente oferece jóias, um veiculo ou imóvel como garantia de pagamento.

Estabilidade Econômica − Cenário em que a economia não registra grandes oscilações de inflação e taxa de juros.

Exportação − Venda de um produto ou mercadoria nacionais para outros países.

FGC − O Fundo Garantidor de Crédito é o mecanismo de proteção do nosso sistema financeiro. Se um banco quebrar, a instituição garante que todos os correntistas poderão sacar seu dinheiro até um limite de 250 mil reais. Ou seja, o dinheiro da conta bancária, da poupança e das aplicações não será totalmente perdido. É isso que permite dizer que é seguro guardar o dinheiro no banco.

Financiamento imobiliário − Modalidade de crédito em que o banco empresta o dinheiro para o cliente comprar um imóvel. O pagamento é feito a longo prazo, podendo chegar a 20 anos. As parcelas são compostas pelo valor do imóvel mais o juro.

Força de trabalho − Para o IBGE, são pessoas com 14 anos ou mais que estão trabalhando ou procurando emprego (ocupadas e desocupadas).

Fundos Imobiliários − Modelo de aplicação no qual o investidor adquire uma fatia (cota) de um fundo que vai investir em imóveis. Todo o ganho obtido é dividido entre os participantes na proporção de suas aplicações.

Fungível − Tudo que é fungível pode ser substituído ou trocado por algo de mesmo valor. Por exemplo, uma nota de R$ 100 tem valor igual ao de cinco cédulas de R$ 20. Nos dois casos, a quantidade de dinheiro que a pessoa tem em mãos é a mesma.

Guerra Fiscal − Disputa entre estados e municípios para atrair companhias a partir da isenção de impostos ou oferta de outras vantagens financeiras.

Guerra Fria 2.0 − Modo como a disputa geopolítica entre Estados Unidos e China vem sendo chamada por alguns especialistas.

Hiperinflação Inflação muito alta e que aumenta aceleradamente. O preço de mercadorias e itens como gasolina e aluguel sobe diariamente e até mais de uma vez por dia.

IGP-M Índice Geral de Preços – Mercado. Índice de inflação calculado pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo.

Imigração − Entrada de um cidadão ou grupo estrangeiro em um país para residir.

Importação − A compra de um produto ou mercadoria do exterior para dentro do país.

Imposto de renda – Tributo pago pelos cidadãos para o governo de acordo com a renda anual.

Inadimplente − Pessoa ou empresa que não paga as suas contas dentro do prazo delimitado.

Incentivos fiscais – isenção ou redução de impostos para estimular a produção.

Inflação – É o aumento generalizado dos preços. Normalmente acontece porque as pessoas estão comprando mais ou a oferta de produtos está menor do que a intenção de compra dos consumidores. Há vários órgãos que medem a inflação. O indicador oficial do Brasil é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

INPC − Índice Nacional de Preços ao Consumidor, medido pelo IBGE para reflete a inflação do país

INPC-15 − Índice Nacional de Preços ao Consumidor 15, uma prévia do INPC, divulgada 15 dias antes pelo IBGE.

Insolvente − Pessoa ou empresa que não possui recursos para quitar as suas dívidas, ou seja, possui débitos maiores do que ganhos.

IOF DE FINANCIAMENTO − O imposto sobre operações financeiras (IOF) cobrado pelo banco, como o próprio nome já diz, é um valor aplicado sobre as operações feitas com o dinheiro.

IPC − Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

IPCA − Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, indicador oficial da inflação no Brasil, calculado pelo IBGE.

IPCA-15 − O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 é uma prévia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.

Juro − É o percentual cobrado sobre um valor emprestado. No caso de um cartão de crédito, o juro cobrado nos bancos pelo cheque especial foi de 128,6% em agosto, segundo o site Valor Investe.

Juros de financiamento − Juro cobrado pela instituição financeira quando o valor da fatura do cartão de crédito não é pago integralmente. O percentual do juro varia de com o banco, mas em todos eles é bem alto.

Juros de mora − valor a ser pago por atrasar uma conta ou parcela. A quantia é calculada a partir do valor devedor, mais os juros de atraso por dia.

Lavagem de dinheiro fazer com que uma soma de dinheiro que tem origem criminosa pareça legal.

Licitação − processo de competição entre empresas que desejam oferecer serviços a organizações públicas.

Lixões – locais nos arredores das cidades onde o lixo é despejado indiscriminadamente, sem nenhum tipo de tratamento.

Lucro líquido − É quanto a empresa ganhou efetivamente. É o que sobra no caixa no fim do período.

Migração − Deslocamento de um lugar para o outro; aplica-se a região, estado ou país.

Monopólio situação em que uma única empresa ou entidade domina a oferta de um produto ou serviço, eliminando a concorrência.

Nearshoring − Processo de terceirização de produção em países de localidade mais próxima.

NFT − O non-fungible token ou token não fungível é uma tecnologia desenvolvida para dar autenticidade a uma criação digital, seja uma obra de arte ou um documento, usando a rede blockchain. O NFT leva para o mundo virtual o mesmo controle de autenticidade que existe no mundo físico. Pense no quadro Mona Lisa, por exemplo. A obra pintada por Leonardo da Vinci é única, aquela que está no Museu do Louvre, em Paris. Ainda que existam fotos ou réplicas muito bem-feitas, a original é uma só. Com o NFT é possível ter esse controle para arquivos digitais, como fotos, gifs, vídeos e músicas.

Ocupados − Empregados com ou sem carteira assinada, trabalhadores por conta própria, trabalhadores domésticos e pessoas que ajudam nos negócios dos familiares sem remuneração.

Orçamento − Quantia disponível para ser utilizada em determinado evento ou período.

PIB − É o Produto Interno Bruto, um indicador que revela se a economia de uma nação cresceu ou diminuiu. Para chegar ao valor do PIB, o IBGE leva em consideração dados da produção de três principais setores: serviços, indústria e agropecuária. Além disso, avalia o consumo total das famílias e do governo, os investimentos realizados e a balança comercial.

PIX − Serviço de pagamento instantâneo usado no Brasil.

Poder aquisitivo − A capacidade de uma pessoa, família ou população adquirir bens materiais.

Poder de compra − Capacidade de adquirir mercadorias, bens e serviços com determinada quantidade de dinheiro.

Portabilidade −  A transferência de um contrato de uma instituição para outra. No caso do crédito, o ato consiste em transferir a dívida de um banco para outro.

Potencial de geração de caixa − É uma maneira de o mercado financeiro expressar que uma empresa tem chance de crescer e gerar lucro, levando mais dinheiro para o próprio caixa.

Prejuízo −É quando os gastos superam os ganhos.

Protecionismo − Série de medidas para incentivar a venda de produtos nacionais e desestimular a venda dos internacionais, por exemplo, impostos que encarecem os produtos estrangeiros.

Receita − Quanto a companhia ganhou com as vendas, sem contabilizar os gastos. Também pode ser chamada de faturamento.

Recessão − É uma queda generalizada na atividade econômica de um país, marcada por menor renda das famílias, aumento do desemprego e declínio na produção e no Produto Interno Bruto, por exemplo.

Recuar− Este verbo é usado para mostrar que houve desvalorização no preço da ação de uma empresa.

Recuperação judicial − Dispositivo jurídico usado por empresas que não conseguem pagar dívidas e, para evitar a falência, pedem que um juiz decrete sua recuperação judicial.

Reforma tributária − A reforma tributária é o projeto de alterações na cobrança de impostos no Brasil.

Reforma da Previdência − Implantação de novas leis que propõem mudanças no sistema e nas regras para a aposentadoria dos trabalhadores de um país.

Refugiados − Pessoas que deixam o país de origem por motivos de perseguição relacionados a raça, nacionalidade, religião, opinião política ou violação dos direitos humanos.

Renda fixa − Modalidade de investimento que tem rentabilidade estabelecida desde o momento da aplicação, como CDB, LCI e Tesouro Direto.

Renda variável − Investimento sem garantia de rentabilidade, como ações e fundos imobiliários.

Rendimento médio mensal − Média do valor recebido por todos os trabalhadores por mês.

Reserva de emergência − Uma quantia que foi poupada ao longo do tempo, que proporciona segurança e liberdade diante de gastos inesperados.

Resiliência financeira − A capacidade que uma pessoa ou empresa tem de resistir, lidar e se recuperar de choques financeiros. Ou seja, a famosa “volta por cima” que quem passou por questões financeiras complexas precisa dar para tirar a conta do vermelho o quanto antes.

Reverte − O mercado financeiro costuma usar este termo quando uma organização consegue recuperar os resultados e sair de um patamar de perda para ganho.

Salário Mínimo − É o menor salário que uma empresa pode pagar para um funcionário. Ele é estabelecido por lei e reajustado periodicamente para garantir o poder aquisitivo do trabalhador.

Serasa − O Serasa tem a lista de pessoas inadimplentes com instituições financeiras. Criado em 1968, o serviço é responsável por receber o histórico de pagamento dos consumidores de bancos e outras entidades financeiras e anexar os inadimplentes no banco de dados.

SPC −  O Serviço de Proteção de Crédito (SPC) recebe informações diretas da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Ou seja, contém o cadastro de brasileiros que compraram em algum estabelecimento e não conseguiram quitar essa dívida até o vencimento.

Sócio minoritário − É o sócio que tem menos de 50% das ações de uma empresa.

Sonegação fiscal − Uso de meios ilícitos para não pagar impostos, como compartilhar informação falsa ou alterar dados financeiros. É um crime que pode resultar em multa e detenção de seis meses a dois anos.

Startups – São conhecidas como jovens empresas com ideias inovadoras e um potencial impacto para a sociedade, por meio de um modelo que suporte grandes crescimentos.

Subocupados − Trabalhadores com jornada de trabalho inferior a 40 horas semanais que estão disponíveis para trabalhar mais.

Subsídio − apoio financeiro que o governo oferece a pessoas e empresas para incentivar atividades específicas ou determinados setores com o intuito de gerar empregos ou reduzir custos.

Superávit primário − Ocorre quando os gastos públicos são menores do que a receita e as contas ficam com o saldo positivo, no azul.

Taxa de câmbio − É o valor relacionado entre duas moedas de países diferentes. A taxa é definido pelo preço de uma delas medido em relação à outra.

Taxa de crescimento geométrico − taxa usada para medir uma variável que aumente ou diminua de modo proporcional ao próprio tamanho ao longo do tempo, como é o caso das populações.

Taxa de desocupação − Porcentagem de indivíduos da força de trabalho que estão desempregados.

Taxa Selic − É o juro que define o rendimento dos títulos públicos. Esses títulos públicos são papéis emitidos pelo governo para financiar seu crescimento. São considerados os investimentos mais seguros, porque têm mais solidez e podem ser revendidos com mais segurança, ou seja, têm mais liquidez. Por ser considerado o investimento mais seguro, o juro que o governo paga pela aquisição de seus títulos é visto como um piso para todo o mercado financeiro. Ou seja, qualquer outro investimento, seja CDB ou LCI, precisa oferecer um juro maior do que ele para ser atrativo. Por isso, quando o governo anuncia o aumento da Selic, bancos e corretoras também elevam seus juros, tanto de aplicações como de empréstimos.

TED − Transferência Eletrônica Disponível, método de transferência financeira direta e rápida entre bancos.

Temporada de balanços − As companhias de capital aberto, que vendem ações na bolsa de valores, são obrigadas a divulgar seus resultados (quanto gastou, ganhou, investiu, pagou de impostos etc.) a cada três meses.

Termos ajustados − É o mesmo que lucro ajustado: é o lucro líquido descontadas as reservas de dinheiro que as empresas costumam fazer para cobrir possíveis imprevistos futuros.

Tesouro Direto −  Criado pelo Tesouro Nacional, é um tipo de investimento no qual os cidadãos compram um título público ou uma fração dele, com a garantia de que esse título será recomprado no futuro com acréscimo de juro. É como se fosse um empréstimo que os brasileiros fazem ao governo.

Título da dívida – Todos os países emitem títulos para conseguir emprestar dinheiro de pessoas ou empresas. Um título é um documento no qual o governo informa quanto de juro vai pagar pelo empréstimo. No Brasil, esse juro é determinado pela Taxa Selic.

Títulos públicos − São papéis emitidos pelo governo para financiar seu crescimento. São considerados os investimentos mais seguros, porque têm mais solidez e podem ser revendidos com mais segurança, ou seja, têm mais liquidez. Por ser considerado o investimento mais seguro, o juro que o governo paga pela compra de seus títulos é considerado um piso para todo o mercado financeiro. Ou seja, qualquer outro investimento, seja CDB ou LCI, precisa oferecer um juro maior do que ele para ser atrativo.

Valor agregado Quando um produto passa por um processo de fabricação envolvendo uma indústria, adquire valor agregado, ou seja, fica mais caro. O aço, por exemplo, é produzido a partir do ferro, em uma siderurgia. Portanto, seu valor é maior do que o do minério de ferro.

Volatilidade − Um investimento volátil é aquele cujo retorno depende muito de fatores externos e, por isso, é incerto. Mede o risco da aplicação.

Wall Street − É o nome da rua onde fica a Nyse, a bolsa de valores de Nova York. É habitual os veículos de comunicação usarem este termo ao se referir a ela.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!