
Pedro Vedovato
No dia 14 de setembro, Corinthians e Cruzeiro disputaram a final do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. A vitória corintiana atingiu recorde de público, com 41.130 torcedores na Neo Química Arena, em São Paulo. Além disso, foi o maior público do futebol daquele fim de semana, superando jogos masculinos no Morumbi (38,7 mil), Allianz Parque (39,6 mil) e Maracanã (21 mil).
Além da presença maciça nas arquibancadas, a decisão registrou números importantes de bilheteria. Ao todo, o jogo arrecadou 1,23 milhão de reais, tornando-se a maior receita já registrada em uma disputa da modalidade no Brasil.
Na televisão, o público acompanhando o jogo de casa também cresceu. A partida alcançou 11 pontos de audiência na Grande São Paulo, 11,5% a mais do que a média da fase final do torneio nos últimos meses. Com cifras como essas, o futebol feminino tem atraído cada vez mais a atenção do mercado publicitário.
A consultora sênior Aline Omote, da Outfield, grupo especializado em investimentos e estratégia esportiva, destaca que “esses números mostram que existe, de fato, público para o futebol feminino, mas ele ainda se concentra no momento da final do campeonato”. Ela aponta também que horários e locais de jogos, muitas vezes distantes, dificultam a fidelização dos torcedores.

Sobre o jogo, o Corinthians venceu o Cruzeiro por 1 a 0, somando 3 a 2 no placar agregado (ida e volta). Com a vitória, o time conquistou o nono título nacional no futebol feminino e levou 1,8 milhão de reais em premiação. O Cruzeiro, vice-campeão, recebeu 900 mil reais.
Fonte: CNN Brasil.