5 mins

Palmeiras é destaque global na venda de jogadores

Em uma década, o Palmeiras soma mais de 3 bilhões de reais em vendas e entra no top 50 global.
6 de novembro de 2025 em Esporte
Estêvão, ex-Palmeiras. Foto: Marco Galvão/Sports Press Photo/Getty Images

O Palmeiras é o único time brasileiro na lista que reúne 50 clubes que mais arrecadaram com a venda de seus jogadores. Craques como Estevão, Endrick, Gabriel Jesus, Vitor Reis e Luis Guilherme surgiram no clube e foram negociados por cifras milionárias no exterior. Nos últimos dez anos, as vendas somaram 497,3 milhões de euros (cerca de 3,1 bilhões de reais), segundo dados do Transfermarkt.

No ranking, o clube alviverde aparece ao lado de equipes tradicionais europeias, como Olympique de Marselha (França), Stuttgart (Alemanha) e Udinese (Itália), e ainda superou o líder do campeonato inglês, Arsenal, que, no mesmo período, arrecadou 475,6 milhões de euros (2,9 bilhões de reais) com transferências.

Outros brasileiros também figuraram entre os cem clubes que mais lucraram com a venda de jogadores na última década: Flamengo (60ª), São Paulo (85ª), Santos (92ª) e Corinthians (99ª).

A descoberta de jogadores é importante, para além do seu valor de venda, porque os craques continuam rendendo receita aos clubes que os revelaram. Funciona assim: quando Gabriel Jesus foi vendido do Manchester City ao Arsenal por 45 milhões de libras (cerca de 289,56 milhões de reais), o Palmeiras ganhou 7% desse valor, ou seja, por volta de 20,27 milhões de reais.

Esse sistema se chama “mecanismo de solidariedade da Fifa” e é como uma indenização ao longo da carreira aos times que descobriram os atletas.

No total, o Brasil é o segundo país que mais arrecadou com transferências entre 2016 e 2025, atrás apenas da França. Ao todo, o futebol brasileiro movimentou 2,6 bilhões de euros (14 bilhões de reais).

Confira abaixo a lista dos países que mais tiveram receita com vendas de jogadores entre 2016 e 2025:

  1. França – 3,9 bilhões de euros
  2. Brasil – 2,6 bilhões de euros
  3. Espanha – 2,2 bilhões de euros
  4. Portugal – 1,9 bilhão de euros
  5. Holanda – 1,63 bilhão de euros
  6. Inglaterra – 1,6 bilhão de euros
  7. Argentina – 1,5 bilhão de euros
  8. Alemanha – 1,4 bilhão de euros
  9. Itália – 1 bilhão de euros
  10. Bélgica – 847 milhões de euros

Fontes: UOL, GE e ESPN.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!