Estudantes criam jogo para aprender a lidar com dinheiro de modo divertido

4 de novembro de 2025 em Edições Impressas, Empreendedorismo

Pedro Vedovato

No Brasil, 47% das pessoas não conseguem administrar o próprio orçamento, segundo pesquisa da Onze, fintech de saúde financeira e previdência privada. Diante desse cenário, um grupo de cinco estudantes do Colégio Santa Marcelina, em São Paulo, desenvolveu um jogo de tabuleiro capaz de ensinar educação financeira a crianças e jovens de forma lúdica e divertida.

O jogo, chamado Jornada do Milhão, convida os participantes a percorrer um tabuleiro enquanto aprendem sobre orçamento pessoal. Durante as rodadas, os jogadores precisam tomar decisões financeiras estratégicas e gerenciar ganhos e despesas para vencer.

A dinâmica acontece em um tabuleiro circular de 30 casas, que simulam os dias do mês. “Uma carta define sua profissão e salário e, a partir disso, você faz escolhas como usar transporte público ou ter um carro e morar em um local com aluguel mais caro ou mais barato”, explica o professor Nilton Silveira, que orientou o grupo no projeto.

A ideia surgiu quando os alunos começaram a entender melhor a realidade financeira do país. “Pegamos o problema da educação e a questão financeira das famílias brasileiras e pensamos em desenvolver um jogo para crianças e jovens”, conta Giovana S., uma das criadoras. 

Para Silveira, o jogo ajuda a construir desde cedo uma relação mais saudável com o dinheiro, além de abrir oportunidades de diálogo dentro das famílias. “O jogo faz a gente pensar em como se organizar para não desperdiçar e fazer escolhas mais saudáveis financeiramente.”

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!