Nas últimas horas do dia 7 de junho, data limite para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), prorrogaram o prazo.
Os estudantes terão até o dia 14 de junho para realizar a inscrição. Um período extra era esperado para os candidatos do Rio Grande do Sul em consequência das enchentes dos últimos meses, mas o adiamento veio para todo o país.
+ Fique por dentro do Enem 2024
“Com essa decisão, nós queremos ampliar ainda mais as oportunidades para que os jovens façam o Enem, que é a porta de entrada para a graduação. Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever, pela Página do Participante. Quem está concluindo o ensino médio em escola pública não paga taxa de inscrição”, disse Camilo Santana, ministro da Educação.
A prorrogação levou à mudanças em outras datas: as solicitações de atendimento especializado vão até 14 de junho e o pagamento da taxa de inscrição (85 reais) poderá ser feito até 19 de junho. Já as datas de aplicação das provas seguem as mesmas: dias 3 e 10 de novembro, como já divulgado.
Para se inscrever, basta acessar a Página do Participante, entrar em sua conta Gov.br, preencher os dados necessários e pagar a taxa — caso não tenha entrado na categoria de isenção (saiba os critérios de isenção aqui).
Fonte: Inep.