Crédito de imagem: Cheng Xin/Getty Images No dia 21 de outubro, a OpenAI lançou o Atlas, um navegador com inteligência artificial (IA). Diferentemente de navegadores como Google Chrome e Safari, o Atlas permite usar o contexto da página em que você está para pedir resumos, por exemplo.
As funcionalidades anunciadas:
Modo agente – permite que o navegador, em determinadas situações, preencha formulários, adicione itens ao carrinho ou até busque e teste diferentes cupons na internet para realizar uma compra on-line.
Memória integrada – dá ao navegador a capacidade de “aprender” hábitos de navegação e lembrar páginas visitadas, textos lidos e vídeos assistidos, personalizando a experiência de cada usuário.
Cursor chat – a IA poderá acessar o cursor do navegador para fazer alterações em páginas e textos.
Barra lateral do ChatGPT – toda aba terá uma barra no canto direito que dá ao usuário a possibilidade de acessar diretamente o ChatGPT, que utilizará o conteúdo da aba como contexto para as perguntas e pedidos feitos pelo usuário.
Assista ao vídeo de lançamento do Atlas aqui.
Com esse movimento, a OpenAI entra de vez na disputa com os grandes navegadores usados pela maioria das pessoas. Mas ela não está sozinha: empresas como Perplexity e The Browser Company também oferecem opções com funcionalidades de IA integradas. Ainda assim, o Atlas chama a atenção pela base gigantesca de usuários que o ChatGPT já tem ao redor do mundo.
Por enquanto, o Atlas está disponível apenas para usuários de macOS (computadores da Apple), mas versões para Windows e Android já estão em desenvolvimento.
Fontes: MacMagazine e B9.


