6 mins

Desenrola Brasil: última fase do programa traz novidades para endividados

Agora a plataforma pode ser acessada pelo site da Serasa e inadimplentes com perfil bronze poderão parcelar as dívidas
16 de fevereiro de 2024 em Nacional
Foto: reprodução

Com fim previsto para o dia 31 de março, o Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas do governo federal, entrou na última etapa no dia 15 de fevereiro.

+ Desenrola e destrava

Para atrair os inadimplentes que ainda não renegociaram seus débitos, o programa apresentou duas novidades:

Acesso pelo site da Serasa

Agora o Desenrola também pode ser acessado pelo site Serasa Limpa Nome. A integração entre as plataformas está no ar desde o dia 9 de fevereiro. Durante a semana de teste, 455 mil usuários foram redirecionados entre elas.

No site da Serasa, que chega a 6,5 milhões de consultas diárias, o usuário deve fazer login, com CPF e senha, e buscar pela aba “negociação de dívidas”. Ao clicar, ele será direcionado ao site do Desenrola e fará uma validação do código de acesso enviado por e-mail. Após essa etapa, sem necessidade de outro login, terá acesso à lista de empresas e possíveis negociações de seus débitos.

Segundo Alexandre Ferreira, coordenador-geral de economia e legislação do Ministério da Fazenda, essa integração pode ser estendida para outros parceiros, como bancos e fintechs.

– Parcelamento para perfil bronze

Até a fase anterior do programa, usuários com conta GOV.BR de perfil bronze só poderiam negociar as dívidas com pagamento à vista. Nesta última etapa, o parcelamento também foi liberado para esse público. O nível bronze de segurança reúne as contas cadastradas apenas com informações do CPF ou do INSS. Desde 29 de janeiro, 40% das renegociações diárias foram feitas por usuários com esse tipo de conta.

O programa

Lançado em julho de 2023, o Desenrola tem como objetivo recuperar as condições de crédito de brasileiros inadimplentes. Mais de 12 milhões de cidadãos já negociaram 35 bilhões de reais em dívidas pelo programa.

Você sabia?  

Em julho de 2023, data de lançamento do Desenrola, a expectativa do Ministério da Fazenda era atingir 37 milhões de pessoas e renegociar 50 bilhões de reais em dívidas.

Todos os brasileiros com renda bruta mensal de até dois salários mínimos ou inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que tenham dívidas adquiridas entre 2019 e 2022 com valor abaixo de 20 mil reais podem participar. O desconto médio apresentado na plataforma é de 83%, mas pode chegar a 96%.

Fontes: Ministério da Fazenda e CNN.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!