14 mins

Deivyd Barros, o jovem que ensina finanças na internet

Desde os 13 anos, Deivyd leva educação financeira a colegas, professores e seguidores
22 de fevereiro de 2023 em Nacional
Foto: acervo pessoal

Deivyd Barros, de 17 anos, é estudante de E. E. Josué Benedicto Mendes, de Osasco, São Paulo, e apaixonado pelo mercado financeiro e suas complexidades. Hoje ele se apresenta como investidor e especialista em apresentar o universo das finanças de “jovem para jovem”.

+ LEIA TAMBÉM: empreendedorismo na sala de aula.

Deivyd conheceu o mercado financeiro aos 13 anos, com o irmão mais velho, que fez um investimento no CDB (Certificado de Depósito Bancário) por recomendação de um amigo do trabalho. A partir daí, o sonho de se tornar jogador de futebol mudou.

“Fiquei fascinado e comecei a estudar, porque queria investir os R$ 200 que tinha em meu cofre”, conta Deivyd. Ele começou buscando informações na plataforma de vídeos YouTube, com conteúdos do Primo Rico e de Nathalia Arcuri, do canal Me Poupe.

A curiosidade e o conhecimento o fizeram monotemático, e Deivyd passou a ensinar educação financeira dentro de casa, inclusive para o irmão que o apresentara a esse universo. Na escola ficou conhecido como “o menino que só fala em dinheiro” — e gostava desse título.

Durante conversas com colegas e professores, que o procuravam para tirar dúvidas sobre o mercado financeiro, Deivyd percebeu que o melhor modo de aprender era ensinando. Assim, aos 14 anos, ele desenvolveu o primeiro projeto de educação financeira: convidou seis professores que já eram investidores para uma live mensal para sanar dúvidas sobre finanças.

“Foi um bom começo, mas tive que aprender cedo como a vida profissional é de altos e baixos. Um dia apareciam dois professores, outras vezes, um, e muitas outras, eu fiquei sozinho na sala, porque ninguém entrou no link”, relembra Deivyd. Ao mesmo tempo que situações como essa o desmotivavam, também o relembravam sobre a importância da educação financeira para todos. Em 2020, ele criou um canal no YouTube para conversar e apresentar o mercado financeiro aos jovens do Brasil. Tocando o negócio sozinho, sentia dificuldade nas atividades além do conteúdo, como editar vídeos e criar postagens para as redes sociais. Com o tempo, Deivyd deixou o projeto por não conseguir atender à própria expectativa de qualidade técnica dos vídeos.

Investeens

Consciente de seu propósito e da importância de levar o conhecimento financeiro para pessoas como ele, Deivyd repensou o projeto e começou uma nova fase: “Foi aí que eu tive a sacada: eu preciso me concentrar no que sou bom, que é o mercado financeiro, mas tenho colegas que são bons naquilo que não desempenho tão bem, como produção de vídeos e conteúdos nas redes”.

Para alcançar a excelência que desejava, ele chamou amigos que, para ele, eram especialistas em áreas que precisava de ajuda: edição de vídeo, produção de conteúdo para as redes sociais e insights.

Deivyd com João, Emily e Renan, seus parceiros na Investeens. Foto: acervo pessoal

Atualmente, o time é composto pelo Renan, editor de vídeo, pela Emily, que é produtora de conteúdo, pelo João, responsável por insights, e pelo Deivyd, especialista em mercado.

Hoje a Investeens produz conteúdos diários no Instagram para mais de 115 mil seguidores e, toda quarta-feira, os mais de 4 mil inscritos no canal do YouTube, recebem um vídeo novo com conteúdos de educação financeira.

Desde junho de 2022, além da produção de conteúdo digital, os jovens estudantes oferecem palestras às escolas. “Eu gosto demais de dar palestras, é uma realização, porque sou um deles, eu sou um jovem como aqueles que me escutam, mas tive acesso e busquei informação para ir além, quero que façam o mesmo. A informação precisa chegar”, enfatiza.

Sua apresentação prioriza a explicação de conceitos básicos sobre impostos, investimentos e o ato de poupar dinheiro.

Dom para os negócios

Filho de mãe dona de casa e pai autônomo, Deivyd cresceu assistindo aos pais batalharem para oferecer o melhor à família. Com essa inspiração, aprendeu a conquistar os próprios recursos muito jovem.

“Quando eu tinha uns 5 ou 6 anos, ia no dentista, ganhava algumas figurinhas e vendia para o meu tio. Lembro que já sabia negociar. Eu me divirto quando o meu tio conta que, quando eu tinha figurinhas maiores, cobrava mais caro por elas.”

Esse conceito de ter o próprio negócio cresceu e amadureceu. Hoje Deivyd impacta milhares de pessoas com sua empresa.

Um sonho

Assim como a maioria dos jovens, Deivyd tem inspirações, que, não por acaso, estão relacionadas a impacto social e mercado financeiro. O empreendedor social Edu Lyra, o empresário Flavio Augusto e o especialista em educação financeira Thiago Nigro são suas principais referências.

Eu quero ser muito grande, quero ser um cara de negócios e quero impactar a vida das pessoas. Sei que estou no caminho certo para isso. Hoje a minha ferramenta é a Investeens, mas eu sei que é questão de tempo para alcançar ainda mais pessoas por meio do conhecimento”, finaliza.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!