
Compreender o que revelam os gráficos de ações pode parecer um desafio. São muitos números, siglas e variações que, à primeira vista, confundem mais do que ajudam. Mas, com um pouco de orientação, tudo começa a fazer sentido.
Para os investidores, ou mesmo curiosos do mercado, saber ler um gráfico ajuda a tomar decisões mais conscientes. “A partir da imagem, o investidor pode tirar algumas conclusões: a ação está em queda há muito tempo? Está muito volátil? Está subindo? Tudo isso pode influenciar na decisão de comprar ou não”, explica Fernando Rodrigues da Silva, analista educacional e professor na B3 Educação.
Com apoio de Rodrigues, o TINO Econômico destrinchou cada uma das informações presentes no modelo de gráfico disponível hoje no site da B3. Como exemplo, foi usada a ação da própria empresa B3, mas os dados e estruturas são os mesmos para qualquer empresa listada. O gráfico está disponível na página da bolsa brasileira, é só acessar o QR code abaixo. A seguir confira o infográfico explicativo.

1 – Logo da empresa
2 – Nome e tipo da ação
No exemplo, estamos mostrando uma ação da B3.O “ON” significa que se trata de uma ação ordinária (isto é, dá direito a voto na assembleia de acionistas da empresa). O “NM” é a sigla de Novo Mercado, o segmento mais exigente em relação aos padrões de governança.
3 – Ticker da ação
É o código que identifica a ação na bolsa de valores. Ele é formado por letras e números. Ações que terminam com 4 são preferenciais (sem direito a voto). As que terminam em 3 são ordinárias (com direito a voto).
4 – Preço da ação
Valor no dia e horário em que o gráfico foi consultado (normalmente, os gráficos disponíveis gratuitamente na internet mostram os valores com 15 minutos de atraso). Neste exemplo, a ação da B3 estava valendo 12,64 reais. A sigla BRL se refere à moeda brasileira, o real.
5 – Performance da ação
Este número exibe a valorização ou desvalorização da ação no momento da consulta. O primeiro número é a variação em reais e o segundo, a variação percentual. Aqui, o papel da B3 estava valendo 0,43 centavos a menos do que no fechamento do dia anterior, uma desvalorização de 3,29%.
6 – Eixo vertical
Mostra a variação do preço da ação.
7 – Eixo horizontal
Traz a variação do tempo. Neste exemplo, vemos o preço em diferentes horários do dia.
8 – Intervalos de tempo
Em geral, os gráficos permitem a consulta do comportamento da ação em períodos distintos. “Year to date” é o quanto a ação variou desde o primeiro pregão do ano. Na opção “Todos” é possível consultar todo o histórico da ação na bolsa de valores.
9 – Cores facilitam a visualização
Os números que aparecem abaixo dos intervalos de tempo são a variação da ação naquele período. Números vermelhos significam variação negativa e azuis indicam variação positiva.
10 – Navegação
Passando o mouse sobre o gráfico, é possível consultar o valor da ação em cada ponto da linha.