6 mins

Conheça os maiores perfis que falam de investimentos nas redes sociais

Em relatório, a Anbima reforça o papel dos influenciadores na difusão da educação financeira no Brasil
27 de outubro de 2023 em Nacional
Foto: divulgação

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (Ibpad), divulgou a quinta edição do “Finfluence – Quem fala de investimentos nas redes sociais”.

O relatório destaca as principais personalidades e empresas que têm o mercado financeiro como foco de suas publicações. Os dados refletem o primeiro semestre do ano (de janeiro a junho de 2023). Segundo a Anbima, o estudo consolida o papel fundamental dos influenciadores digitais na propagação da educação financeira em todo o Brasil.

Nesta edição, 515 influenciadores, responsáveis por 1.246 perfis e 313.915 publicações no Facebook, Instagram, X e YouTube foram monitorados. Juntos, eles somam 176,3 milhões de seguidores, um aumento de 6% comparado ao mesmo período do ano anterior.  

Ranking de influenciadores

1ºEconomista Sincero (produtor de conteúdo)Cristiane Fensterseifer (analista)
O Primo Rico (produtor de conteúdo)Flávio Augusto (produtor de conteúdo)
Tiago Guitián Reis (analista)Carol Dias (produtor de conteúdo)
Hermann Greb (trader)Bruno Perini (produtor de conteúdo)
Rafael Zattar (analista)10ºGustavo Cerbasi (especialista)

Ranking de empresas

Dica de Hoje (casa de análise)Empiricus (casa de análise)
Bloomberg Línea Brasil (portal)Suno Notícias (portal)
Me Poupe! (produtor de conteúdo)Money Times (portal)
InvestNews (portal)Criptofácil (portal)
Cointelegraph Brasil (produtor de conteúdo)10ºClube do Valor (portal)

Para chegar a esse resultado, foram usados cinco critérios em cada uma das redes sociais: popularidade (número de seguidores), engajamento médio (interações médias de curtidas, comentários e compartilhamentos), comprometimento (volume de publicações no período), autoridade (domínio dos assuntos relacionados ao universo dos investimentos) e articulação (poder de se conectar e interagir com diferentes públicos e outros influenciadores).

Entre eles os assuntos mais abordados foram criptomoedas, moedas e dividendos. Os seguidores se interessaram mais por CDB (investimento de renda fixa) e tesouro direto (investimento em que os cidadãos compram um título público ou parte dele, com a garantia de que esse título será recomprado no futuro com juro).

Foto: Anbima

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!