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Conheça — e fuja — dos novos golpes financeiros da internet

Nos primeiros meses de 2022, foram 930 tentativas de golpes por hora no Brasil e em 2023 não deve ser diferente
20 de junho de 2023 em Nacional
Foto: GettyImages

Apesar de ser um espaço de inúmeros aprendizados e possibilidades, a internet também pode ser tornar campo perigoso para golpes financeiros. Um levantamento da PSafe, empresa de segurança digital, apontou que, de janeiro a maio de 2022, foram registradas, em média, 930 tentativas de golpes financeiros virtuais. A soma dos cinco primeiros meses do ano ultrapassa 3 milhões de tentativas.

Especialistas afirmam que, com o avanço de diversas tecnologias e o maior acesso das pessoas à internet, a tendência é de que esse número se mantenha — ou até cresça.

Spoiler dos novos golpes

Gustavo Carvalho, diretor da CyberSource, provedora de serviços de pagamentos, contou em entrevista à Bruna Miato, no podcast Educação Financeira, do G1, as tendências de golpes que devem ser cada vez mais frequentes no Brasil.

1 – O cartão do influencer

Este golpe já ficou conhecido em diversos países: um influenciador digital, em busca de novos seguidores e engajamento, publica uma foto de seu cartão de crédito e diz que há limite liberado para as pessoas que o seguem.

O problema é a consequência desse ato para quem vai às compras. Quando muitas pessoas utilizam um mesmo cartão, como acontece nesse caso, ferramentas antifraude são acionadas pelos bancos. Elas captam esses pedidos e registram os dados daqueles que tentaram efetuar o pagamento com ele. Além de não liberar a compra, os bancos passam a bloquear transações futuras, mesmo que em outro cartão, porque os dados pessoais entram para uma lista de possíveis ameaças.

Ainda que o influencer não tenha a intenção de prejudicar os seguidores, as consequências são graves.

2 – Mensagens falsas

Sites e e-mails falsos já são velhos conhecidos, mas vêm ganhando uma cara nova para atrair mais vítimas.

Com o retorno do turismo após o período de escassez causado pela pandemia de covid-19, as viagens são o alvo da vez. Sites e e-mails apresentam promoções imperdíveis em nome de companhias ou agências de viagens, chamando a atenção dos que desejam viajar. O problema é que, em muitos casos, os baixos valores são oferecidos por golpistas, que se passam pelas empresas, roubam dados e dinheiro e deixam as vítimas no prejuízo e frustradas.

3 – Inteligência Artificial e Realidade Virtual

A IA pode ser utilizada para diversas finalidades, inclusive danosas. Golpistas estão desenvolvendo, por meio delas, chatbots e contatos em nome de empresas ou pessoas, utilizando até mesmo mensagens de voz para captar informações e dados bancários. Da mesma maneira, fraudadores podem utilizar plataformas de Realidade Virtual descentralizadas, ou seja, que não têm regulamentação, para desenvolver novas formas de golpes.

Dicas para fugir dessas ciladas

Para fugir dessas armadilhas, vale checar alguns detalhes antes de realizar compras ou inserir seus dados na internet:

– Atente-se à qualidade das imagens e dos textos dos sites. Um site confiável não costuma apresentar erros nem imagens de baixa resolução;

– Identifique as informações de contato. Quanto mais escondidas elas estiverem, mais suspeito;

– Observe se a página apresenta o endereço e CNPJ da empresa;

– Verifique se o site possui conexão segura. Se houver um cadeado do lado esquerdo do link, é porque a conexão é segura;

– Analise a certificação digital do site e sua política de privacidade antes da compra. Essas informações geralmente ficam no fim da página;

– Desconfie de ofertas tentadoras e muito diferentes das demais;

– Pesquise sobre a loja ou pessoa que está vendendo o produto ou serviço;

– Entre em sites de reclamações on-line e pesquise o nome da loja para checar se ela mantém um histórico ruim;

– Priorize o pagamento por cartão de crédito. No caso de golpe, esse pode ser o meio mais fácil de contestar a compra e ter o valor estornado;

– Jamais compartilhe dados pessoais e/ou de cartões para pessoas que se apresentam como representantes da empresa fora dos canais oficiais;

– Denuncie qualquer prática abusiva durante a compra no atendimento eletrônico do Procon, disponível 24 horas por dia.

– No caso de golpe, a vítima deve registrar um boletim de ocorrência na Delegacia Eletrônica ou procurar a delegacia mais próxima.

Fontes: G1, ProconRS e Serasa.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

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