6 mins

Conheça as marcas mais valiosas do mundo

O ranking é liderado pela Apple, que se tornou a primeira trilionária da história
13 de junho de 2024 em Internacional

No dia 12 de junho, a Kantar BrandZ, empresa de análise de dados, divulgou o “Kantar BrandZ most valuable global brands 2024”, ranking anual das cem marcas mais valiosas do mundo.

Você sabia?
O ranking é elaborado com base em pesquisas e análises do desempenho financeiro das empresas, combinadas a opiniões de mais de 4,3 milhões de entrevistados sobre 21 mil marcas, em 532 categorias.

Juntas, as cem companhias da lista alcançaram 8,3 trilhões de dólares (cerca de 44,8 trilhões de reais) em valor de mercado — um crescimento de 20% entre 2023 e 2024 e de 474% desde o lançamento do estudo, em 2006.

Nessa edição, o valor mínimo para ingressar no Top 100 foi de 19 bilhões de dólares (102,7 bilhões de reais).

Destaques da lista

Pelo terceiro ano consecutivo, a Apple está no topo do ranking. A marca da maçã cresceu 15% em valor de mercado quando comparado ao ano anterior e se tornou a primeira da história a superar um trilhão de dólares.

A Nvidia, empresa que comercializa chips, avançou 18 posições e registrou o maior crescimento da lista: 178% em um ano.

Já a Oracle, que oferece soluções em banco de dados e serviços em nuvem, estreou no Top 10 avaliada em 145,5 bilhões de dólares (786,4 bilhões de reais), após crescimento de 58%.

TOP 10 das mais valiosas

1 – Apple – 1,01 trilhão de dólares (5,4 trilhões de reais)

2 – Google – 753,4 bilhões de dólares (4,07 trilhões de reais)

Foto: “Kantar BrandZ most valuable global brands 2024”

3 – Microsoft – 712,8 bilhões de dólares (3,85 trilhões de reais)

4 – Amazon – 576,6 bilhões de dólares (3,11 trilhões de reais)

5 – McDonald’s – 221, 9 bilhões de dólares (1,19 trilhão de reais)

6 – Nvidia – 201,8 bilhões de dólares (1,09 trilhão de reais)

7 – Visa – 188,9 bilhões de dólares (1,02 trilhão de reais)

8 – Facebook – 166,7 bilhões de dólares (841,5 bilhões de reais)

9 – Oracle – 145,4 bilhões (785,9 bilhões de reais)

10 – Tencent – 135,2 bilhões (730,7 bilhões de reais)

E as brasileiras?

Marcas brasileiras não foram listadas na classificação geral, mas a Brahma e a Skol integram o ranking de bebidas alcoólicas. A primeira ocupa o 11º lugar, valendo 6,5 bilhões de dólares (35,1 bilhões de reais) e segunda aparece na 14ª posição, com 6,07 bilhões de dólares (32,8 bilhões de reais).

Fontes: Kantar BrandZ e Estadão.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!