4 mins

Como as tarifas de Trump podem afetar a economia brasileira

Presidente norte-americano anunciou que os produtos brasileiros serão taxados em 50% para entrar nos EUA a partir de agosto
10 de julho de 2025 em Internacional
Foto: Getty Images

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou nas redes sociais, em 9 de julho, que irá impor uma tarifa de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil a partir de 1º de agosto. A decisão representa um salto expressivo em relação às tarifas anteriores, que estavam em torno de 10%.

O que o anúncio feito por Trump significa na prática

Essas tarifas de importação são cobradas no momento em que o produto entra no país importador (a nação que faz a compra). Isso significa que, quando uma empresa ou importador norte-americano adquirir um item do Brasil, ele pagará, além dos valores e impostos tradicionais, uma taxa extra de 50% para que o produto possa ingressar em território norte-americano.

Em outras palavras, determinado item que costuma custar 100 dólares (cerca de 555 reais) para o comprador passaria a custar 150 dólares (830 reais). Esse aumento pode diminuir o interesse do mercado dos EUA por produtos brasileiros, uma vez que estes ficarão mais caros. Como os EUA são o segundo maior comprador do Brasil, a decisão de Trump pode afetar a economia brasileira.

Os mais afetados

Os produtos que estão mais em risco são metais (aço, alumínio e cobre), aeronaves produzidas pela Embraer, petróleo, café e carne bovina fresca.

A decisão foi recebida com surpresa em Brasília e gerou forte instabilidade no mercado financeiro brasileiro nas primeiras horas do dia 10 de julho. O dólar subiu e a bolsa registrou queda.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!