Um ciclone-bomba tem provocado nevascas e deve ser responsável por um Natal congelante nos Estados Unidos. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) do país, o fenômeno climático é “único em uma geração”, em virtude da extensão e das baixíssimas temperaturas, que têm ficado entre -45°C e -56°C em algumas partes dos EUA. A área afetada vai da região dos Grandes Lagos, perto do Canadá, até próximo à fronteira com o México.
Cerca de dois terços da população norte-americana, cerca de 240 milhões de pessoas, está sob alerta. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um pronunciamento pedindo a todos que fiquem em casa. “Não é como um dia de neve, quando você era criança. Isso é coisa séria”, disse. Com ventos de mais de 100 km/h, o frio intenso pode ser fatal para viajantes que ficarem presos na neve.
Cerca de 1,5 milhão de pessoas estão sem energia em 25 estados. Estradas e aeroportos foram fechados e ao menos 5.700 voos tiveram de ser cancelados. Com isso, muitas pessoas tiveram que mudar os planos de viajar no feriado de Natal.
Água fervente vira neve instantaneamente
O ciclone-bomba acontece quando uma massa de ar frio se choca com uma de ar quente sob baixa pressão atmosférica. Para se ter uma ideia da intensidade do frio, algumas pessoas têm postado vídeos nas redes sociais nos quais jogam para o ar um pouco de água fervente que vira neve instantaneamente.