5 mins

China e Estados Unidos se reunem para reduzir tarifas e discutir terras raras

Esse é o primeiro encontro dos dois líderes desde 2019
31 de outubro de 2025 em Internacional
Créditos de Imagem: Andrew Harnik/ Getty Images

O presidente americano, Donald Trump, e o líder chinês, Xi Jinping, firmaram um acordo que reduz para 47% as tarifas impostas pelos Estados Unidos (EUA) à China – são 10 pontos percentuais a menos. Além disso, a trégua entre os países inclui retomada da compra de soja e outros produtos agrícolas de produtores americanos e a facilitação da compra de terras raras chinesas.

A reunião aconteceu em Busan, na Coreia do Sul e, segundo o Secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, o acordo poderá ser assinado já na próxima semana.

Leia mais 👉 O que são terras raras e por que elas estão no radar de Donald Trump

As terras raras eram um dos pontos mais sensíveis da negociação. A China havia imposto a necessidade de uma licença do governo para que qualquer produto que contivesse terras raras fosse exportado. Com isso, no início do mês, Trump havia ameaçado acrescentar 100% de tarifa sobre produtos chineses. Mas com o acordo firmado na Coreia do Sul, as medidas foram suspensas por um ano, baixando a tensão sobre o assunto entre as potências.

De ambos os lado as declarações foram positivas após o encontro. Donald Trump ainda no avião presidencial de volta a Washington anunciou as menidas acordadas e demsotrou satisfação com o “Achei que foi uma reunião incrível”. Do lado chinês, Xi Jinping, declarou a intenção de manter uma relação de “estabilidade geral” entre os países e criticou os “cliclos viciosos de retaliação” trazidos pelas tarifas americanas.

Ambos os líderes não se encontravam desde 2019, em uma reunião de cúpula do do G20. Segundo especialistas, os resultados da reunião foram positivos para os dois lados e demostram a disposição para negociação dos dois países.

Fontes: Times Brasil, Veja e Folha de S.Paulo.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!