CCXP 2025 reuniu fãs de cultura pop em São Paulo Na última semana, aconteceu em São Paulo, A CCXP (Comic Con Experience), um dos mais importantes eventos de cultura pop. Além de fãs de séries, games, filmes e quadrinhos, a feira recebeu também marcas, investidores e empresas interessadas nesse mercado que movimenta 97 bilhões de reais por ano, segundo a pesquisa Geek Power.
Segundo Mauro Berimbau, pesquisador da Go Gamers, esse número ainda pode ser maior: “Acreditamos que está subestimado”. Não à toa, a CCXP se transforma, ano após ano, em um hub econômico estratégico para marcas e criadores.
De acordo com os organizadores, foram mais de 130 marcas participantes e 139 parcerias fechadas, números que superam as edições anteriores e posicionam o evento como um dos principais polos de investimento em entretenimento no Brasil.
Quem é o consumidor geek?
- 72,4% são das classes C e D
- 55% têm entre 22 e 39 anos
- 67,6% vivem no Sudeste e Nordeste
- 57% são mulheres
Entre as preferências, 137 milhões (44,5%) preferem filmes; 115 milhões (16,1%) gostam mais de música; e 82 milhões (15,8%) têm preferência por séries. A seguir aparecem games (9,5%), livros (6,6%), anime (4,2%), quadrinhos (1,6%) e mangás (1,2%).
O estudo ainda destaca como cada geração se relaciona com esse universo. Enquanto Baby Boomer* e parte da geração X consomem conteúdos mais tradicionais, Millennials e Gen Z puxam o interesse por games e cultura asiática — e carregam um sentimento forte de pertencimento: mais de 60% se dizem orgulhosos de serem nerds.
A estimativa é que a geração Z se torne o grupo com mais acesso, recursos e maior impulso de consumo da história, disse Carlos Silva, CEO da Go Gamers, superando todas as gerações que vieram antes até o ano de 2030.


