Campeão mundial, Calderano usa uniforme próprio

Atleta do tênis de mesa tem vitória histórica com patrocinadores pessoais
6 de maio de 2025 em Edições Impressas, Esporte, Nacional
Foto: Getty Images

No dia 20 de abril, o brasileiro Hugo Calderano venceu a Copa do Mundo de Tênis de Mesa, realizada na China. Além do feito inédito para um brasileiro, outro detalhe chamou a atenção: o uniforme do atleta. Durante todo o torneio, Calderano não utilizou a camiseta oficial da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), e sim seu uniforme pessoal. Considerado um dos maiores nomes do esporte, o atleta mantém os próprios patrocinadores, na maioria chineses, que estampam os uniformes que usa.

Em 2023, o CBTM chegou a denunciá-lo ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) exigindo a utilização do uniforme oficial. Para chegar a um acordo, Calderano negociou a inclusão de patrocinadores da confederação na camiseta, desde que não sejam conflitantes com seus patrocinadores pessoais.

Atualmente, o atleta é o único que não tem a obrigação de utilizar o uniforme oficial, porque a CBTM reconhece que sua visibilidade fortalece o esporte brasileiro de qualquer maneira.

Fontes: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Superior Tribunal de Justição Desportiva, Olhar olímpico e Agência Brasil.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!